Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

29 de abril de 2013

Johannes Vermeer - "Moça com Brinco de Pérola"

Em resposta à pergunta e ao comentário da leitora Marilda Torrano, seguem alguns esclarecimentos sobre a obra Moça com Brinco de Pérola, de Vermeer, que serviu de tema para livro e filme, ambos com o mesmo nome. Assim como a obra, o filme insinua um clima de muita sensualidade e palavras não ditas. Fantástico! A obra deve ser admirada assim como o livro deve ser lido e o filme assistido. Recomendo.
 

Detalhe da obra Moça com Brinco de Pérola - 1665 - Johannes Vermeer

Johannes Vermeer e a Moça com Brinco de Pérola.

Sobre a obra

A Moça com Brinco de Pérola é intrigante, sedutora e possui beleza atemporal. Em um jogo de sombra e luz, o olhar do espectador é direcionado para a luz refletida pela pérola do brinco, iluminando um ponto na sombra misteriosa entre o pescoço e a orelha. Aquele ponto do arrepio, de apelo erótico. Suspiro! Contudo, a sedução está em sugerir... o olhar direto nos olhos do espectador, dúbio, ambíguo; a boca entreaberta em vermelho; a posição em perfil que quase indica um movimento na direção de quem a olha; o claro-escuro que destaca o rosto do fundo preto, projetando-a para fora da tela... Na verdade a obra nos dá a impressão de que Vermeer afirma em forma de imagem que a moça é uma pérola.



O efeito de brilho nas roupas e nos lábios são características marcantes em Vermeer. Há o mesmo brilho nos lábios em A Moça com chapéu vermelho.

Os sinais e os padrões deixados pelo pintor são tão convincentes que, embora possa haver a questão da identidade, questionar sua autenticidade, o mundo parece ter se transformado em pintura e Vermeer tornou-se indiscutível o seu mestre.

O turbante foi pintado com azul ultramar e, lápis lazuli, detalhe interessante, pois não era comum o uso desses tons por seus contemporâneos, visto que eram muito caros e raros.



Bem como outros pintores europeus, Vermeer desfrutava do mesmo gosto em introduzir uma nota exótica em suas pinturas e congratulou-se com a possibilidade de mostrar em seu processo criativo o uso desse turbante incomum.

A pérola na iconografia simboliza a virgindade. A da obra é de formato de gota, pois era moda entre as senhoras nesse período da história.

Trata-se da obra mais conhecida de Vermee e foi restaurada em 1994.



A obra na moldura - 46,5 X 40 cm - óleo s. canvas - 1665/67 - Maurithuis, The Hague

Sobre o filme

Moça com Brinco de Pérola, baseado no Best-seller homônimo de Tracy Chavelier, conta a história de Griet (Scarlett Johansson), uma jovem de 16 anos que vai trabalhar na casa de Johannes Veermer (Colin Firth). Durante sua estada na casa do pintor renascentista, Griet torna-se a musa inspiradora de uma das mais famosas pinturas da história: Moça Com Brinco de Pérola.



Os detalhes técnicos do filme recriam de forma única a Holanda do século XVII transformando muitas cenas em verdadeiras obras de artes renascentistas. A iluminação explora os contornos de sombra e luz, características dos artistas da época. Tal efeito só foi possível com um trabalho apurado de uma excelente fotografia de Eduardo Serra e da direção de arte de Christina Schaffer.

Além de contar com excelência técnica, Moça Com Brinco de Pérola possui um roteiro coeso e o filme não apela para um drama carregado e nem abusa de clichês, apesar de utilizá-los.

O filme de Peter Webber é bastante fiel ao livro e aborda algumas questões de interesse histórico como a recriação dos cômodos da casa que nos mostra como viviam seus habitantes e o local de cada morador na residência, evidenciando seus papéis sociais. Questões religiosas e econômicas também são ressaltadas no filme.
 
O filme ao tratar de um dos principais pintores renascentistas holandeses mostra a prática do mecenato (os mecenas eram financiadores de grandes trabalhos artísticos como pinturas, esculturas ou textos literários), que em alguns casos se mostrariam relações difíceis devido as personalidades temperamentais dos gênios artísticos.

Moça Com Brinco de Pérola é um filme imperdível para quem gosta de cinema e uma excelente obra cinematográfica para quem aprecia filmes com uma soberba direção de arte, iluminação e fotografia.

Assista ao trailer do filme





Serviço

Título original: Girl with a Pearl Earring
 
Gênero: Drama

Duração: 1 hr 35 min

Direção: Peter Webber - baseado no livro de Tracy Chevalier

Música: Alexandre Desplat

Fotografia: Eduardo Serra

Direção de arte: Christina Schaffer
 


 



 


Um comentário: