Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

24 de janeiro de 2013

Tate Modern de Londres


Tate abriu as suas portas ao público em 1897. Atualmente conta com quatro museus e 70.000 obras de arte.

Tate Modern de Londres bate recorde de visitantes em 2012

A galeria Tate Modern de Londres atraiu um total de 5,3 milhões de visitantes em 2012, um recorde desde a sua abertura em 2000. O número representa um aumento de 9,5% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pelo próprio museu.

O "ano excepcional", como definiu o vice-diretor da rede de galerias Tate, Alex Beard, se deve principalmente à primeira grande retrospectiva do 'enfant terrible' da arte britânica Damien Hirst e à inauguração dos Tanks antigos depósitos de combustível da central elétrica convertida em museu de arte moderna às margens do Tâmisa.



Damien Hirst posa em frente a sua obra A Impossibilidade Física da Morte na Mente de Alguém Vivo, na Tate Modern

No Tate, museu de arte contemporânea mais visitado do mundo, a entrada é gratuita para a coleção permanente, mas as exposições temporárias geralmente são pagas.

A exposição de Hirst em 2011, com os tubarões em formol e seu crânio de diamantes foi vista por um total de 463 mil pessoas entre abril e setembro.

Concebida inicialmente para 2 milhões de visitantes por ano, a Tate Modern está atualmente em meio a um processo de expansão que duplicará seu espaço de exposições.

A Tate Britain, é a segunda das quatro galerias da rede, que possui uma importante coleção de arte britânica, registrou uma afluência de 1,53 milhão de pessoas.

Exposição atual na Tate Britain 

Kurt Schwitters na Grã-Bretanha 


Kurt Schwitters na Grã-Bretanha é a primeira grande exposição dos trabalhos de um dos grandes artistas do modernismo europeu. A exposição se concentra em seu período britânico, desde sua chegada na Inglaterra como refugiado em 1940 até sua morte, em Cumbria, em 1948.


Schwitters foi obrigado a fugir da Alemanha, quando seu trabalho foi condenado como degenerado pelo governo nazista.

Estão incluídas mais de 150 colagens, assemblages e esculturas, muitas mostradas no Reino Unido pela primeira vez em mais de 30 anos.


Schwitters foi uma figura significativa no dadaísmo Europeu e inventou o conceito de Merz - a combinação, para fins artísticos de todos os materiais imagináveis como: cordão de lã, algodão ou uma roda de carrinho de bebê. Ficou mais conhecido por ser o pioneiro no uso de  objetos e materiais encontrados no cotidiano e por suas colagens abstratas, poesias, instalações e performances.

Schwitters foi extraordinário e continua a exercer forte influência sobre artistas como Richard Hamilton , Eduardo Paolozzi e Damien Hirst.

Kurt Schwitters Merz Picture 46 A Skittle Picture

Merz Imagem 46 A - 1921


Onde: Tate Britain

Quando: 30/01 a 12/05/2013 

Quanto: £ 10, concessões disponíveis.




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