Tate abriu as suas portas ao público em 1897. Atualmente conta com quatro museus e 70.000 obras de arte.
A galeria Tate Modern de Londres atraiu um total de 5,3 milhões de visitantes em 2012, um recorde desde a sua abertura em 2000. O número representa um aumento de 9,5% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pelo próprio museu.
O "ano excepcional", como definiu o vice-diretor da rede de galerias Tate, Alex Beard, se deve principalmente à primeira grande retrospectiva do 'enfant terrible' da arte britânica Damien Hirst e à inauguração dos Tanks antigos depósitos de combustível da central elétrica convertida em museu de arte moderna às margens do Tâmisa.
Damien Hirst posa em frente a sua obra A Impossibilidade Física da Morte na Mente de Alguém Vivo, na Tate Modern
No Tate, museu de arte contemporânea mais visitado do mundo, a entrada é gratuita para a coleção permanente, mas as exposições temporárias geralmente são pagas.
A exposição de Hirst em 2011, com os tubarões em formol e seu crânio de diamantes foi vista por um total de 463 mil pessoas entre abril e setembro.
Concebida inicialmente para 2 milhões de visitantes por ano, a Tate Modern está atualmente em meio a um processo de expansão que duplicará seu espaço de exposições.
A Tate Britain, é a segunda das quatro galerias da rede, que possui uma importante coleção de arte britânica, registrou uma afluência de 1,53 milhão de pessoas.
Kurt Schwitters na Grã-Bretanha é a primeira grande exposição dos trabalhos de um dos grandes artistas do modernismo europeu. A exposição se concentra em seu período britânico, desde sua chegada na Inglaterra como refugiado em 1940 até sua morte, em Cumbria, em 1948.
Schwitters foi uma figura significativa no dadaísmo Europeu e inventou o conceito de Merz - a combinação, para fins artísticos de todos os materiais imagináveis como: cordão de lã, algodão ou uma roda de carrinho de bebê. Ficou mais conhecido por ser o pioneiro no uso de objetos e materiais encontrados no cotidiano e por suas colagens abstratas, poesias, instalações e performances.
Merz Imagem 46 A - 1921
Onde: Tate Britain
Quando: 30/01 a 12/05/2013
Quanto: £ 10, concessões disponíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário