Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

25 de janeiro de 2013

MuBE apresenta Graffiti Fine Art



O MuBE, Museu Brasileiro da Escultura, localizado no bairro dos Jardins, em São Paulo, está promovendo a 2ª edição da Bienal Internacional Graffiti Fine Art, projeto dedicado exclusivamente ao graffiti.

O evento traz obras de nomes importantes do mundo artístico como Kongo, ECB, Kress, Daze e Wernz, além dos brasileiros Nunka, Speto, Finok, DMS e Minhau.


Hermès realiza parceria com grafiteiro Kongo

Sobre Kongo

Quando a Hermès divulgou sua nova linha de acessórios muita gente no mundo, mesmo sem saber, já conhecia o trabalho do homem convidado pra estampar os famosos carrés de seda da marca. Os lenços que chegaram às lojas no final de 2012 são fruto de uma parceria que começou há 4 anos com um artista de rua – na rua! O nome dele é Cyril Phan, 42 anos, mais conhecido como Kongo, um grafiteiro de origem vietnamita que saiu dos subúrbios de Paris pra cobrir muros do Bronx nova-iorquino e até de São Paulo.

Kongo é um dos 7 membros do MAC, um coletivo de grafite criado em Paris em 1987, e que ganhou projeção em 2009, entre 300 obras de grafiteiros do mundo todo que foram exibidas na expô TAG au Grand Palais. No mesmo ano, ele ocupou a Fundação Cartier com sua performance batizada de Né dans la rue (Nascido na rua). Mas antes de virar um personagem comum até para os menos entendidos – ou um hit, como foi o caso de sua festejada mostra De la rue jaillit la couleur, que inaugurou a galeria Wallworks no começo deste ano na capital francesa – Kongo já era nome de peso em sua área. Ele fundou em 2002 a Kosmopolis, uma instituição que desenvolve projetos e realiza todo ano o Kosmopolite, um festival internacional de grafite.

A colaboração com a Hermès mostra que ele sabe usar a arte a seu favor em termos práticos: parte do lucro com as vendas dos lenços vai direto pra Kosmopolis, pra financiar novos projetos com novos artistas. A novidade une a tradição da marca francesa com o frescor dos desenhos de Kongo. O grafiteiro chegou a declarar que uma das boas surpresas durante o processo foi a estrutura de produção: cada lenço foi feito com mais de 40 telas de silk! Eles são vendidos por cerca de R$ 680 (cada), em 8 opções de cores.

O artista Minhau construirá para a 2ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art, uma instalação de um gato em madeira de quatro metros. Além disso, a edição trará painéis, instalações, telas, fotografias, pinturas, esculturas e intervenções em automóveis dos artistas.

O objetivo é apresentar a história do graffiti no Brasil e no exterior, suas influências com diferentes movimentos artísticos, sua relevância nos dias atuais e suas manifestações relacionadas à cultura urbana. É a segunda edição do evento, o principal projeto autoral do Mube, que teve sua estreia em setembro de 2010. Cerca de 50 artistas se apresentarão em obras coletivas e individuas inéditas, de acordo com o curador da mostra, Binho Ribeiro. "Este nosso projeto acompanha as tendências mundiais do graffiti e coloca os artistas nacionais em contato com grandes nomes. É uma oportunidade não apenas para esses grafiteiros, mas também para o público apreciar esta arte", exalta a diretora de relações internacionais do Mube, Renata Junqueira. "O público terá acesso a obras de importantes artistas expoentes"ressalta Ribeiro.

A mostra encontra-se disposta em todos os espaços expositivos do museu.

Serviço

2ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art

Local:
MuBE - Museu Brasileiro da Escultura - Av. Europa, 218, São Paulo

Até: 24 de fevereiro

Quando: De terça a domingo, das 10 às 19h

Entrada gratuita

www.mube.art.br


Sobre os artistas Finók, Minhau e as novas Sandálias Grafitti da Havaianas

Havaianas Grafitti acaba de ganhar uma nova versão. Para celebrar este sucesso das sandálias coloridas junto ao seu fiel público, os artistas criaram uma estampa com os característicos elementos de seus grafites. A edição chega limitada e exclusiva para exportação, lojas franqueadas, Espaço Havaianas e fica a venda até o mês de maio.

O grafite é uma arte urbana que busca inspiração e idéias – em geral – nas grandes cidades metropolitanas. Atualmente, vários grafiteiros renomados destacam-se pelos trabalhos autênticos e artísticos, como é o caso destes paulistanos.

Finók é um grafiteiro que busca influências do cartoon para compor suas artes que são marcadas por objetos verde-limão com contornos em azul escuro. A sandália assinada por ele tem desenhos de rostos humanos e interferências geométricas que remetem às arquiteturas das cidades. Como resultado, uma obra aberta para que cada um consiga interpretar de sua própria forma.

O grafiteiro Minhau, amante dos gatos, se destaca por seus traços fortes e cores contrastantes. Sua inspiração vem dos murais paulistanos dos anos 90 que são conhecidos pelo grande número de grafiteiros que ocupavam muros com suas letras. Para Havaianas, o resultado é um modelo que retrata sonhos e ideais em um visual colorido e caricato.
 

Coleção Havainas Graffiti criadas por Finók, Chivitz e Minhau

Numeração adulta: 33/4 a 45/6

Preço sugerido: R$ 24,90

Espaço Havaianas: R: Oscar Freire, 1116, Jardins – São Paulo, Tel (11) 3079-3415





Nenhum comentário:

Postar um comentário