Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

19 de janeiro de 2013

Pablo Picasso em Oslo

 


Murais de Pablo Picasso em Oslo estão ameaçados de demolição

Murais desenhados nos anos 1970 pelo artista espanhol Pablo Picasso para prédios do governo norueguês em Oslo estão ameaçados de demolição. Cinco obras desenhadas pelo artista estampam as paredes do Regjeringskvartal, o complexo do governo no centro da cidade, que sofreu abalos no ataque terrorista ocorrido ali há um ano e meio.

Por causa dos danos aos prédios, autoridades estudam como preservar os murais caso os edifícios sejam demolidos, o que pode ocorrer devido à gravidade dos abalos provocados pela explosão de um carro-bomba no local há dois anos.

Especialistas na obra de Picasso, no entanto, divergem sobre a possibilidade de preservar os murais. Caso eles sejam removidos e instalados em outros prédios, a solução é apontada como violação dos desejos de Picasso, que pensou nos desenhos articulados naquele local e na posição em que se encontram agora.



Os murais de Picasso, retratados no site The Art Newspaper

Projetado entre os anos 1950 e início de 1970, os cinco murais foram criados usando uma técnica chamada de brecha, que se baseia em concreto natural e era um método popular nos meados do século. Familiarizado com a técnica, Picasso colaborou com o artista norueguês Carl Nesjar para executar os projetos. Os dois continuaram a sua colaboração mais tarde em Barcelona.

O mais visível dos murais Oslo, O Pescador (1970) situa-se na fachada do edifício Y-bloco e saiu ileso durante a explosão e não está em risco de demolição. Os outros, no entanto, foram integrados no edifício conhecido como o H-bloco, que foi fortemente danificado.

As obras de arte em concreto foram feitas e projetadas para espaços muito particulares, como, paredes das escadas e hall de entrada, disse Leif Anker, membro da Direcção.
A idéia é fazer um trabalho único como o original. É importante manter em todo o conjunto de edifícios, uma unidade.

O governo pediu a vários arquitetos conclusões para a solução do problema que serão apresentadas neste verão.



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