Curiosidades sobre o Impressionismo
O nome Impressionismo veio da obra Impressão, Nascer do Sol (1872), de Claude Monet.
Impressão, Nascer do Sol - Impression du Soleil Levant,
(registra o amanhecer no porto de Havre), na Normandia, norte da França.
Quando foi usado pela primeira vez por um crítico de arte, o nome Impressionismo tinha um caráter negativo e pejorativo. Ao se referir à obra Impressão, Nascer do Sol, ele disse que “um papel de parede é mais elaborado do que essa cena marinha”.
As principais características da pintura impressionista são as figuras sem contornos nítidos, as sombras luminosas, as pinceladas fortes e o registro das tonalidades da luz no momento em que a obra estava sendo pintada. Os objetos deviam ser retratados como se estivessem totalmente iluminados pelo sol.
Claude Monet - The White Water Lilies
Com 15 anos, Claude Monet já vendia seus desenhos e caricaturas nas ruas,
Claude Monet começou a estudar em 1862 no estúdio onde conhece Renoir e Manet.
Na sua velhice, Monet sofreu por causa da catarata. A evolução da doença teve grande influência na sua pintura. Ele deixou de pintar detalhes e muitas de suas obras pareciam mais pinturas abstratas.
A primeira exposição coletiva do grupo impressionista (Monet, Renoir, Pissarro, Cézanne entre outros) foi motivo de chacota e zombaria da parte do público e da crítica, mas o tempo provou que aquele grupo estava apresentando ao mundo um novo
estilo, o Impressionista.
Quem mais trabalhou para organizar essa primeira exposição foi Auguste Renoir, que era grande amigo de Monet. Inseparáveis, Monet e Renoir chegavam a pintar juntos.
O quadro "As Meninas Cahen d'Anvers" ("Rosa e Azul"), Renoir, 1881
O cineasta francês Jean Renoir, diretor de obras como A grande Ilusão e A Regra do Jogo, era filho do pintor Auguste Renoir
Durante a Guerra Franco-prussiana, pintor Camille Pissarro refugiou-se na Bretanha e mais tarde, na Inglaterra, onde encontrou o amigo Monet. Ao voltar para a França, o pintor descobriu horrorizado que, além de invadirem seu ateliê, os prussianos destruíram 1.500 de suas telas.
Camille Pissarro, nacido en Saint Thomas, 1830-1903.
Edgar Degas ficou conhecido por suas pinturas de teatros de bailados.
Classe de dança - 1872 - Edgar Degas - The Metropolitan Museum of Art, NY.
Ao chegar na velhice, Edgar Degas foi acometido por problemas de visão. Com a vista deteriorada, o pintor francês passou a trabalhar mais o tom “pastel” e a se dedicar a uma outra atividade: a escultura.
"A pequena Bailarina de catorze anos" - 1880 - Edgar Degas
O Pós-Impressionismo foi um movimento que, como o próprio nome indica, mas diversos estilos que foram, de uma forma ou de outra, influenciados pelo Impressionismo. Os principais pintores pó-impressionistas foram Paul Gauguin, Paul Cézanne, Vincent Van Gogh, Georges Serault, Paul Signac e Henri de Toulouse-Lautrec.
Toulouse-Lautrec.
Ávido estudioso e colecionador de arte, Paul Gauguin conheceu dezenas de artistas de sua época. Entre seus amigos figuravam Camille Pissarro e Paul Signac. Com Van Gogh, Gauguin conviveu dois meses.
Duas mulheres Tahitianas - Paul Gauguin - 1899
Conversa informal
Paul Gauguin também faz parte dos homenageados na minha série Girassol.
Representei a obra Cristo Amarelo com um Girassol como personagem central.
Cristo Amarelo - Paul Gauguin - 1889
Cristo Amarelo com Girassol - Aline Hannun
No Impressionismo surguiram vários artistas maravilhosos que trouxeram ao mundo um novo olhar sobre as artes plásticas. Na próxima semana vamos continuar pincelando sobre o assunto, outros artistas e suas admiráveis obras.
Dicas da exposição Impressionismo no CCBB
Fui conhecer a Exposição Impressionismo-Paris e a Modernidade que está no Centro Cultural Banco do Brasil. Confesso que fiquei maravilhada com as obras e surpresa com a organização.
Liguei para o local para pedir informação a respeito de estacionamento nas imediações e fui informada que poderia deixar o carro em um estacionamento conveniado na Rua Da Consolação, 228. O preço para visitantes do CCBB é de R$15,00 por 5 hs. O estacionamento oferece uma Van que nos leva gratúitamente até o Centro Cultural e na saída é só solicitar o mesmo serviço e validar o ticket do estacionamento no balcão de informações. O tempo de espera pela Van é de 15 minutos.
Cheguei no CCBB por volta das 11:30 e já havia uma fila de espera de mais ou menos 30 minutos. A fila fica na calçada e é organizada com monitores e segurança. No saguão do Centro Cultural os visitantes são encaminhados para o elevador que nos deixa no 4º andar, é por onde começamos o circuito. A exposição ocupa 4 andares e termina no subsolo. As obras são lindíssimas, a ponto de nos emocionar. Os destaques são para as obras de Monet, O Lago de Ninfeias, Harmonia Verde. Edgar Degas, Dançarina subindo uma escada. Toulouse Lautrec, Mulher com boá preto. Paul Cézanne, Retrato do artista com fundo rosa. Vincent van Gogh, O salão de dança em Arles. Paul Gauguin, Camponesa Breton. Edouard Manet, com o impactante e magestoso, O pífano ou O Tocador de Pífaro e muitas outras obras primas de artistas que fazem parte do acervo do Musée d'Orsay.
É imperdível!!!
CCBB anuncia novas "viradas impressionistas"
CCBB decidiu abrir as portas novamente durante a madrugada em mais duas datas: de 7 a 8 de setembro e de 5 a 6 de outubro.
Serviço: Exposição “Impressionismo: Paris e a Modernidade”
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil - R. Álvares Penteado, 112 - Centro
Quanto: Grátis.
Estacionamento: (R$ 15 p/ 5 h, na Rua da Consolação, 228 c/ serviço de van grátis até o CCBB)
Muito interessante, adorei.
ResponderExcluir