Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

8 de janeiro de 2013

Barnes Museum Philadelphia




A Fundação Barnes na Filadélfia foi aberta ao público em maio de 2011, projetado pelo casal de arquitetos Todd Williams e Billie Tsien que juntos há 36 anos são o maior exemplo da boa arquitetura. O belo edifício que não apenas abriga uma coleção de arte inestimável (pinturas de mestres flamengos, italianos e de quase todos os impressionistas) como também ilumina uma extensa área no corredor cultural ao norte da cidade. Para Todd Williams, um museu é isso, uma extensão da casa de cada um dos visitantes, cuja construção deve começar de dentro para fora - “É mais na área interna que externa onde se passa nossa vida”.
 
Seu milionário acervo foi disposto de forma acessível ao público. Nesse novo edifício, o caráter íntimo das antigas galerias do museu original em Merion, na Pensilvânia, foi totalmente reproduzido. Ao mesmo tempo, a dupla fez bom uso da luz natural e vidros que deixam à vista os jardins externos. Tudo para ser fiel ao projeto educacional do velho Albert C. Barnes, químico que fez fortuna nos anos 1920 (com um remédio criado para curar doenças venéreas e prevenir cegueira infantil) adquirindo um acervo de 2.500 obras, com trabalhos de gênios como Cézanne, Matisse e Picasso dentre elas.

Barnes seguia os ensinamentos do filósofo John Dewey, um dos criadores da psicologia funcional que teve importante papel na reforma educacional americana. Para ele, um museu deveria ser, antes de tudo, uma instituição dedicada à difusão do conhecimento, não um depósito de obras. Todd Williams declarou, “Não é o papel dos governos cuidar dos museus no futuro e, portanto, é preciso criar condições para que essas instituições se mantenham de maneira autônoma, oferecendo serviços ao público”. Isso inclui, no caso do museu Barnes, um generoso salão de café com 50 mesas, espaços para cursos, teatro e sala de concerto. “Um museu tem de ser caloroso, não um lugar frio de exposição”.


 
O casal também é responsável pela arquitetura do Museu do Folclore e o Museu de Arte do Arizona.

Sobre Barnes Museu Philadélfia

Depois de cinco décadas a Fundação Barnes que era apenas uma escola com uma coleção de arte passou a ser também um Museu. Celebrada por sua amplitude excepcional, profundidade e qualidade, o acervo da Fundação Barnes inclui obras de alguns dos maiores mestres europeus e americanos do impressionismo, pós-impressionismo e arte moderna, bem como esculturas, artes têxteis dos nativos americanos, metais e muito mais.

A coleção com cerca de 800 pinturas e 2.500 objetos, alojados no subúrbio de Filadélfia em Merion, desde 1925, é simplesmente excepcional e muito comercializável para ter permanecido exclusivamente uma ferramenta de ensino.

Atualmente, a fundação, que tem 18.000 membros, é administrada por uma equipe de cerca de 30 profissionais de museus e oferece todas as comodidades para os visitantes. 

O Museu oferece uma galeria com exposições, um café interior-exterior, um auditório com 150 lugares e um espaçoso salão central, onde os visitantes podem relaxar e participar de reuniões sociais.

As outras áreas mantém uma exposição única e maciça, uma réplica do conjunto de galerias que Barnes criou, em Merion, há 27 anos. 

Um pouco desse seu incrível acervo
 

 
Ruiva menina em vestido de noite - Amadeo Modigliani
 
 
Dr. Giorgio - 1926 - de Chirico 
 


Lavandaria - 1875 - Edouard Manet



Natureza morta com Azul -  1907 - Henry Matisse
 
 
A Fundação Barnes
2025 Benjamin Franklin Parkway
Philadelphia , PA 19130
 
 
 

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