Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

9 de janeiro de 2013






PAUL KLEE

Conexões entre música e artes plásticas formuladas por Paul Klee

Desde os primeiros anos de sua vida escolar, ha registros que Klee já realizava experimentos neste sentido, desenhando os códigos simbólicos do universo da música nas bordas dos cadernos de aulas de desenho geométrico. Em 1898, com 19 anos de idade, seu aprendizado do desenho era acompanhado de representações da escritura musical. Enquanto aprendia a desenhar uma elipse, Paul Klee via, na forma geométrica, o olhar de Beethoven. "Cada vez mais estou convencido acerca dos paralelismos entre a música e a arte", diria, então, o jovem Paul Klee.
 
 


Estradas e caminhos - Paul Klee

Bastante pedagógico, nesse aspecto, são os esboços de Klee - Polifonia a três partes -
mostrando superposição de cores e texturas para representar a polifonia, "entre a linha melódica e a linha no desenho; o ritmo e as sequências; os tempos dos compassos e as divisões da pintura; a métrica da música e a modulação da forma e da cor nas artes visuais".
 


"Polifonia" - 1932 - Paul Klee

Paul Klee nasceu em Münchenbuchs (1879-1940) na Suíça, filho de pai alemão e mãe suiça. Era considerado alemão e suiço. Klee cresceu em Berna, na Suíça, e voltou lá muitas vezes, mesmo antes de sua emigração final da Alemanha em 1933. Foi um dos maiores artistas do início do século XX autor de uma linguagem plástica inovadora, um artista em essência. Convencido de que a realidade artística era totalmente diferente da observada na natureza, dedicou sua carreira à busca do ponto de encontro entre realidade e espírito.



New Harmony - 1936 - Paul Klee 

Seu estilo altamente individual foi influenciado por movimentos na arte que incluiu o expressionismo, cubismo e surrealismo. Paul Klee era desenhista, experimentou e dominou a teoria das cores, e escreveu extensivamente sobre isso. 
 
Klee experimentou a mistura de meios artístcos, usando aquarela e pintura a óleo ou tinta, cola e verniz, por exemplo. No entanto, nem sempre é possível especificar o meio utilizado em alguns trabalhos.
 
Em 1924, o trabalho de Klee atravessou o Atlântico e foi exibido em Nova York, pela primeira vez. 

Em 1940, Klee foi acolhido por um sanatório perto de Locarno e, menos de um mês depois, transferido para a clínica Sant'Agnese. Morreu em 28 de junho do mesmo ano.

Delacroix, Ruskin, Gauguin, Seurrat, Delaunay, Kandinsky, Matisse, Tobey, Mondrian e Pollock foram os contemporâneos que também se debruçavam sobre as interrelações entre forma e música.
 

 
Composição IV- 1911 - Wassily Kandinsky
 


Composição com vermelho, amarelo e azul - 1921 - Piet Mondrian

Curiosidades


Aos sete anos Paul Klee começou a tocar violino e, aos oito, ele ganhou de sua avó uma caixa de giz. O que parece é que Klee foi igualmente talentoso na música e na arte.

Aos dezesseis anos, os desenhos de paisagens de Klee já mostravam habilidade considerável. Por volta de 1897, ele fundou um diário - que ele manteve até 1918 -  dando informações valorosas sobre sua vida e filosofia, a pesquisadores.
 
Ele e seu amigo, o pintor russo Wassily Kandinsky, também eram famosos por darem aulas na escola de arte e arquitetura Bauhaus.
Klee era um mestre de colagens, vitrais, e murais.
Entre 1933 e 1934, Klee realizou exposições em Londres e em Paris, onde finalmente conheceu Picasso, a quem ele tanto admirava.
 
Klee produziu aproximadamente 500 obras, durante seu último ano na Alemanha (1933). Ficou seriamente doente, recuperou a saúde e foi encorajado por seus amigos Kandinsky e Picasso a voltar a pintar e, em 1939, ele criou mais de 1.200 obras. Ao falecer, deixou uma herança composta de, aproximadamente 9.000 obras de arte.

Palavras de Paul Klee. "A arte não reproduz o visível, mas sim torna visível". 
 
 



 


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