Curiosidades
Um crítico do júri no Salão Oficial Exposição de Arte Francesa" comparou a obra Um Tocador de Pífaro, de Édouard Manet, a uma carta de baralho. Tudo por causa do fundo feito apenas com manchas de tinta e a simplificação do desenho e das cores.
Tocador de Pífaro - 1866 - Édouard Manet
Diego Velásquez pintou uma de suas obras mais conhecidas, Velha Fritando Ovos, quando tinha apenas 19 anos.
Velha fritando ovos - 1618 - Diego Velásquez
A Maja Vestida é a segunda versão feita por Francisco de Goya do quadro A Maja Despida. O artista finalizou a pintura de uma noite para a outra, ao saber que o marido da modelo, com quem tinha um caso, se encaminhava para sua casa a fim de tirar satisfações sobre o retrato da esposa sem roupa.
Maja despida - Museo del Prado - Maja vestida - Museo del Prado
No quadro Rosa e Azul (1881), que pertence ao acervo do Masp, Auguste Renoir retratou as filhas do banqueiro Louis Raphael Cahen d'Anvers. Só recebeu o pagamento pela encomenda um anos depois. Como a família não gostou do quadro, deixou-o na área da casa reservada aos empregados. Muito tempo depois, a obra foi encontrada abandonada numa casa parisiense.
Rosa e Azul - Renoir
Em 1975, a obra Ronda Noturna, de Rembrandt, foi esfaqueada por um desempregado em Amsterdã, na Holanda.
Ronda Noturna - 1642 - Rembrandt
Há quem sustente que o Leonardo da Vinci teria pintado o quadro de Mona Lisa nua. O quadro e o esbôço nunca foram encontrados. Mona Lisa não tinha sobrancelhas. Era moda na Renascença raspá-las.
Mona Lisa - 1503/06 - Leonardo da Vinci - Museu do Louvre - Paris
Nenhum comentário:
Postar um comentário