Um conjunto de desenhos inéditos feito a lápis por Walt Disney (1901-1966) vai ser exposto no museu de artes e antiguidades de Tatton Park, no noroeste da Inglaterra.
Na mostra estão imagens de Branca de Neve e os Sete Anões que deram origem ao filme homônimo de 1937, o longa se tornou um clássico do cinema e figura até os dias de hoje em listas de melhores filmes da história. O personagem mais célebre do mundo Disney, o ratinho Mickey Mouse, também aparece retratado em rascunhos que datam de 1933 – cinco anos após sua criação. Esses são alguns destaques da coleção exposta.
Seu lema sempre foi "Keep moving forward" ("Continue seguindo em frente").
Em 1923, deixou Kansas City e partiu para Hollywood, levando um filme feito com a técnica de desenho animado e atores reais. Seu filme já era exibido nos cinemas, antes do filme principal. Junto com o irmão monta uma produtora e oferece seus filmes à distribuidora M. J. Wrinkler. Produziu Alice e em seguida o coelho Oswald.
Em 1925, casa-se com Lillian Bounds, uma de suas primeiras funcionárias. Em 1927 cria o ratinho, que foi batizado por sua esposa, com o nome de Mickey Mouse, que se tornaria um dos maiores sucessos de sua produtora.
Em 1932, recebeu seu primeiro Oscar, com o filme Flowers and Trees. Em 1939, lança o primeiro longa-metragem animado, Branca de Neve e os Sete Anões, que foi sucesso de bilheteria e Disney recebe seu segundo Oscar. Outros longas foram criados: Pinóquio, Fantasia e Bambi. A seguir criou Cinderela, que lhe rendeu uma fortuna.
Em 1955 inaugura o parque da Disneylândia, na Califórnia. Em 1961, funda o Instituto de Artes da Califórnia, escola profissionalizante, de nível universitário, localizada em Valência, a noroeste do centro de Los Angeles.
Walt Elias Disney faleceu no dia 15 de dezembro de 1966, em Los Angeles, Califórnia. Seu corpo foi cremado e suas cinzas estão no Forest Lawn Memorial Park, Glendale. Morreu antes da inauguração do parque Walt Disney World, na Flórida, que foi inaugurado em 1971.
Segundo Disney, ele criou Mickey após conseguir treinar camundongos. "Nunca esquecerei o grito que uma garota deu quando entrou em meu escritório um dia e encontrou um rato sentado em minha mesa enquanto eu o desenhava", relatou em uma entrevista.
Na verdade, Disney foi um dos mentores intelectuais do personagem (e lhe deu voz até os anos 40, quando se cansou de arranhar a garganta com o falsete e passou a tarefa a um técnico de som), mas seu esboço de Mickey não ficou bom. "Era comprido e magro", disse um colega.
O dono do traço do personagem nas primeiras animações foi Ub Iwerks que pediu suas contas dois anos antes da estréia do comundongo e sentiu-se lesado por Disney ficar com todos os louros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário