Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

11 de janeiro de 2013



150 ANOS DE GUSTAV KLIMT


Nascido em 14 de julho de 1862, Gustav Klimt estudou na School of Applied Arts, em Viena, de 1876 a 1883. Após concluir o curso, iniciou trabalhos em parceria com seu irmão, Ernst Klimt. Mas é no início do século XX que o artista parte para uma nova fase ao inaugurar a geometria repetida, deixando apenas as partes realistas realmente essenciais em destaque.

Klint através do Simbolismo trabalhava o imaginário romântico e erótico de maneira esplêndida e única. Na visão de Klimt, a mulher é uma figura submissa, que exala uma sexualidade dissimulada e subentendida.

Para celebrar os 150 anos do austríaco Gustav Klimt, a Neue Galerie, em Nova York, preparou uma mostra especial com grandes pinturas, painéis, desenhos e fotografias inéditas.



Neue Galerie, em Nova York


CONVERSA INFORMAL.


"O Beijo", é talvez, seu mais famoso e conhecido trabalho. O dourado e a geometria - angulosos retângulos para o homem e suaves círculos e espirais para a roupa feminina - são temas recorrentes em sua obra.



"O Beijo" Gustav Klint - 1907/8


Recentemente fiz uma homenagem a Gustav Klint com uma releitura de "O Beijo".
O casal foi representado por Girassóis




"O Beijo"  Aline Hannun



Neue Galerie New York

Museum for German and Austrian Art (Museu de Arte alemã e austríaca)

1048 Fifth Avenue 

New York, NY 10028





Um comentário: