Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

17 de janeiro de 2013

Federico Barocci na Nattional Gallery

 


Detalhe do Estudo da cabeça de São João Evangelista - Imagem cedida pela National Gallery of Art, Washington

O charme e a sensibilidade das obras-primas de Federico Barocci - nunca antes visto fora da Itália.

Federico Barocci (1528–1612) é celebrado como um dos artistas mais talentosos do século XVI na Itália. Fascinado pela forma humana, ele fundiu charme e harmonia na composição com uma sensibilidade ímpar para lidar com a cor.

A exposição vai mostrar as obras mais espetaculares de Federico Barocci, incluindo o  Enterro famoso de Senigallia e a Última Ceia da Catedral de Urbino, graças à cooperação do Soprintendenze delle Marche.

 No total são as 14 obras mais importantes, pinturas devocionais e quatro de seus melhores retratos que estarão em exposição ao lado de desenhos preparatórios, revelando a fertilidade da imaginação de Barocci, a diversidade dos seus métodos de trabalho e a beleza da sua arte.


Quando - 27 de fevereiro a 19 de maio de 2013 - diariamente das 10am às 6pm - as sextas-feiras das 10am às 9pm

Onde -
Trafalgar Square, London, WC2N 5DN - Sainsbury Wing Sainsbury Asa

Federico Barocci (1528 - 1612) foi um pintor, gravador e impressor italiano da Contra-Reforma. Seu nome original era Federico Fiori e seu apelido Il Baroccio.
Nasceu em Urbino, Itália, teve suas primeiras lições com o seu pai, Ambrogio Barocci, um escultor de importância local.e mais tarde tornou-se aprendiz de Battista Franco, ainda em Urbino. 

Após passar quatro anos em Roma, retornou à sua cidade nativa e o seu primeiro trabalho foi uma Santa Margarida, executada para a Confraternidade do Sagrado Sacramento. Foi convidado a retornar a Roma pelo Papa Pio IV, para assistir a decoração do Palácio Belvedere, no Vaticano, onde pintou a Virgem Maria e o infante, com vários santos a rodearem as personagem principais. Realizou também um fresco da Anunciação. Ficou doente e temeu ter sido envenenado por artistas rivais. Sempre reclamou de ter uma saúde frágil, mas permaneceu produtivo por quatro décadas ou mais.

 
 
Anunciação
 
Federico Barocci deixou Roma em 1563 passou a trabalhar principalmente em Urbino, na corte Ducal.. Suas pinturas são vivas e brilhantes. A inspiração do artista era tirada da sua própria vida, das pessoas e animais que o cercavam, a sua principal caracteristica é o calor humano que transforma seus assuntos religiosos em temas com os quais todos se podem identificar.

Barocci foi um desenhista obsessivo, preparava cada composição após explorar todas as possibilidades através de exastivos estudos. Hoje ainda existem mais de 2.000 desenhos feitos pelo artista. Um exemplo de sua técnica pode ser vista na Madonna del Popolo, um quadro de grande complexidade, originado pela grande variedade de poses, perspectivas, detalhes naturais, luz e efeitos atmosféricos. Existem vários esboços originais da Madonna del Popolo.
 
 

 
Madonna del Popolo

 

 
Madonna delle cilliegie - Museu do Vaticano
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário