Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

10 de julho de 2013

Rijksmuseum, na Holanda, ganha nova identidade



Museu Rijksmuseum, em Amsterdã

Museu onde estão expostas importantes obras-primas de Rembrandt e Vermeer passa por reforma e divide obras por períodos históricos

O Rijksmuseum de Amsterdã mostrou sua nova identidade, depois de uma década de reformas. O museu abriga obras primas do Século de Ouro holandês, entre elas pinturas de Rembrandt, Johannes Vermeer e Gabriel Metsu, artistas de uma época na qual a Holanda dominava o comércio mundial.

"O Rijksmuseum escreverá uma nova página de sua história", afirmou o diretor do museu, Wim Pijbes. "Tudo mudou de lugar, exceto uma pintura, A Ronda Noturna", disse, referindo-se à tela mais famosa do artista holandês Rembrandt. Principal atração do museu, a pintura de 3,8 metros de altura e 4,5 metros de largura tem seu próprio salão desde 1885, data na qual o Rijksmuseum se instalou no imóvel que ocupa atualmente.



Ronda Noturna - 1642 - Rembrandt

"Nossa ambição é que toda criança holandesa veja 'A Ronda Noturna' antes de completar 12 ou 13 anos", disse Pijbes. "O Rijksmuseum reúne as pessoas, a arte e a história", acrescentou.

Os trabalhos de renovação do Rijksmuseum foram financiados pelo Estado holandês - através do Ministério da Cultura - pelo próprio museu e por outros patrocinadores, como a empresa Philips e a ING.

O Rijksmuseum abriu suas portas oficialmente no dia 13 de abril, na presença da rainha Beatrix da Holanda. Este evento marcou a última aparição oficial da soberana como chefe de Estado, após sua surpreendente abdicação a favor de seu filho, o príncipe Willem-Alexander.



Interior renovado do Rijksmuseum

Cerca de 8.000 peças estão expostas em 80 salas. O museu conta com uma superfície total de 30 mil metros quadrados. No pátio do museu encontra-se agora o pavilhão asiático, um edifício ultramoderno de vidro e concreto chamado de porta-jóias, que abriga uma coleção de arte asiática.



Imp-Asiatica-Guanyn - O Pavilhão Asiático é o único espaço do Rijks em que as paredes são brancas

Pinturas acompanhadas por objetos de época

Responsáveis pela renovação, os arquitetos de Sevilha Antonio Cruz e Antonio Ortiz tinham como lema valorizar o trabalho romântico-gótico de Pierre Cuypers, o arquiteto holandês que desenhou o edifício que abriga o Rijksmuseum desde 1885.

O trabalho de acondicionamento das salas foi confiado ao francês Jean-Michel Wilmotte, conhecido principalmente por seu trabalho no museu do Louvre. A maior inovação reside na maneira pela qual as obras estão apresentadas: já não se trata de separar as armas, móveis ou pinturas em diferentes salas, agora todas as obras estão ordenadas por períodos históricos, e ao estarem juntas se tornam uma janela de sua época.



Réplica de navio na ala reservada a obras do século 17.

Assim, as telas do jovem Rembrandt estão acompanhadas por um armário de ébano fabricado por um de seus amigos, Herman Doomer, por uma taça em forma de ostra feita por outro de seus amigos, Jan Lutma, e por um retrato do poeta Constantin Huygens, que escreveu sobre Rembrandt.



Tobias e Ana - 1626 - Rembrandt



A Leiteira - 1650 - Johannes Vermeer



Mulher de Azul Lendo uma Carta - 1663 - Johannes Vermeer

Antes das reformas, o Rijksmuseum recebia cerca de um milhão de visitantes por ano. Agora, poderá receber entre 1,5 e 2 milhões de visitantes por ano.

2 comentários:

  1. Onde está Moça com brinco de pérola? Adoro esse quadro do Vermeer e a história dele. O livro insinua um clima entre ele e a criada, cercado de sensualidade e palavras não ditas. Muito bom.

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  2. Vou tentar localizá-lo. Bj

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