Andy Warhol do outro lado do mundo
Uma das maiores exposições de Andy Warhol com cerca de 260 pinturas, desenhos, esculturas, filmes e vídeos acaba de chegar a Cingapura e vai percorrer outros quatro países asiáticos nos próximos dois anos. A mostra faz parte das homenagens e tributos pelo mundo que marcam os 25 anos da morte do rei do pop. Além das famosas latas de sopa Campbell e dos clássicos retratos de Marilyn Monroe, a exposição também apresenta obras menos conhecidas do período artístico inicial de Warhol, nos anos 1940 e 1950.
Estes primeiros trabalhos, segundo o curador da mostra Andy Warhol: 15 minutos eterno, têm a marca da “magia e da fantasia” e fogem um pouco do estamos acostumados a ver quando o tema é Andy Warhol. Uma das surpresas da exposição é a obra “Folding Screen”, da década de 1950, representando o que parecem ser anjos olhando um para o outro, com asas coloridas em tons brilhantes.
Quem tiver a oportunidade não pode deixar de visitar a exposição e se surpreender com as obras que formaram o alicerce da arte de um dos maiores gênios do século 20.
Depois de Cingapura, a previsão é passar por Hong Kong, Xangai, Pequim e Tóquio.
Acontece
"Mao" - 1972 - Andy Warhol
A exposição do artista Andy Warhol que atualmente passa por cidades asiáticas não poderá apresentar os famosos retratos de Mao durante suas escalas em Pequim e Xangai por problemas de censura, informaram nesta terça-feira fontes do Museu Warhol, entidade sediada em Pittsburgh (EUA) e responsável pela mostra.
Em comunicado, o diretor do museu, Eric Shiner, admitiu ter esperanças de poder expor oito destes retratos de Mao, realizados pelo "pai da pop art" em 1972. Apesar da decepção, Shiner diz "compreender que certas imagens ainda não podem ser mostradas na China".
As autoridades chinesas, por outro lado, não confirmaram esse veto, fato que causa certa estranheza, já que Mao e todo imaginário da Revolução Cultural são amplamente utilizadas pelos artistas chineses, muitas vezes com os mesmos fins irônicos e "pop" que levaram Warhol a retratar o líder comunista em cores vivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário