Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

16 de julho de 2013

Mulher de azul lendo uma carta - Johannes Vermeer


Pela 1ª vez no Brasil, Mulher de azul lendo uma carta de Vermeer



O quadro Mulher de azul lendo uma carta (1663-1665), do pintor holândes Johannes Vermeer, chega pela primeira vez ao Brasil. Após restauração, obra ganha uma exposição só pra ela, com quatro salas, no Masp.

Mulher de azul lendo uma carta já passou pelo Museu de Arte da China, em Xangai, e após estada em São Paulo, segue para o Getty Museum, em Los Angeles. Por fim, volta a seu lugar de origem, Amsterdã, na Holanda, para a reabertura do museu Rijksmuseum, em Abril.


O processo de restauração levou dois anos para ser concluído. Agora detalhes como tachas metálicas nas cadeiras, o mapa da Holanda ao fundo e a luz vindo da esquerda, característica marcante das obras de Vermeer, estão mais visíveis.

A exposição fica no primeiro andar do Masp até dia 10 de fevereiro de 2013 e terá quatro salas com informações da pintura, do autor e do processo de restauro, além da própria tela. Mulher de azul lendo uma carta é uma das 36 obras de autoria de Johannes Vermeer, um dos principais nomes de arte do país.

Serviço:

Mulher de azul lendo uma carta - Johannes Vermeer

Quando: Até 10 de fevereiro de 2013.

Onde: Masp - Museu de Arte de São Paulo - Av. Paulista, 1578 -  Bela Vista.

Quanto: R$ 15,00. Crianças até 10 anos e adultos acima de 60 anos não pagam. Entrada gratuita às terças-feiras.




Sobre Johannes Vermeer

Johan Jan Vermeer
foi um pintor holandês que se especializou em cenas de interiores domésticos da vida da classe média. Aparentemente ele retratava em sua obra o cenário da sua casa em Delft, mostrando por diversas vezes o mesmo mobiliário, a mesma decoração e as mesmas pessoas, quase sempre mulheres.

Vermeer foi um pintor provincial de sucesso moderado. Ele parece nunca ter sido rico, deixando após a sua morte a esposa e os filhos com dívidas, talvez por ter produzido poucas pinturas.

Vermeer trabalhava devagar e com muito cuidado, usando cores brilhantes e às vezes pigmentos caros , sua preferência era o cornflower azul (lápis-lazúli) e amarelo. Ficou conhecido pelo tratamento que dava as suas obras com cores e luzes.


Sempre viveu em sua terra natal, onde está sepultado na Igreja Velha de Delft.


Algumas de suas obras




Moça com Brincos de Pérola - 1665




The Milkmaid - 1660




Lição de música - 1662





Um comentário:

  1. Quem será a mulher retratada? A sogra,que era sua marchand? E de quem será a carta? Você sabe que eu adoro Vermeer e gostaria muito de ter ido ao MASP. Mas ainda vou à Holanda apreciar in loco.

    ResponderExcluir