Arte Bizantina
O termo arte bizantina refere-se à expressão artística de caráter religioso do Império Bizantino. No entanto, deve-se lembrar que esta tendência artística, por meio de influência político-religiosa, expandiu-se para regiões fora das fronteiras imperiais.
O crescente problema nas fronteiras causado pelos bárbaros fez com que os imperadores optassem por outras cidades para serem sedes do império. O imperador Constantino I transferiu a capital do império para Bizâncio, mais tarde Constantinópla. Neste local concentra-se uma série de fatores que impulsionam a ascensão da nova expressão artística.
Cabeça de Soldado - Mosaico
artes; consequentemente aos artistas cabia apenas o papel de meros executores.
Viajando pela Sicília tive a oportunidade de conhecer um sítio arqueológico na comuna de Piazza Armerina. Chama-se Villa Romana de Casale e está localizada a cerca de cinco quilômetros fora da cidade de Piazza Armerina. É a mais completa e rica coleção de mosaicos romanos do mundo.
Confesso que fiquei surpresa, entre uma cidadezinha e outra, em uma estrada tranquila, com uma linda vegetação e vez por outra um rebanho de ovelhas pastando, aparecem no horizonte algumas ruinas que cresceram à medida que nos aproximamos: é a Villa Romana de Casale - Patrimônio Mundial da UNESCO.
Deslumbrada, pude apreciar os mosáicos e afrescos da arte bizantina, alguns restaurados outros ainda em reparo ao meio das ruínas. Foi uma experiência incrível.
Deslumbrada, lá puder apreciar os mosáicos e afrescos da arte bizantina, alguns ,outros ainda em reparo em meio às ruínas. Foi uma experiência incrível que recomendo a quem pretende realmente conhecer mais sobre mosaicos e a arte bizantina.
Sobre: Villa Romana de Casale
A Villa Romana de Casale foi construída sobre as ruínas de uma antiga casa de campo do século IV e manteve-se intacta por cerca de 150 anos. Uma aldeia cresceu ao seu redor chamada de Platia (derivado de palatium). Foi destruída durante a dominação dos vândalos e visigodos, mas os prédios permaneceram em uso, pelo menos em parte, durante o período bizantino. O sitio foi abandonado para sempre quando um deslizamento de terra cobriu a aldeia no século XII, nessa ocasião os habitantes mudaram-se para o que é atualmente a Piazza Armerina .
A existência da Villa foi quase totalmente esquecida. Peças de mosaicos e algumas colunas foram encontrados no início do século XIX e algumas escavações foram realizadas no final do século XX. As escavações mais importantes foram no período 1950-1960 feitas por Gino Vinicio Gentile e as mais recentes datam de 1970.
Nenhum comentário:
Postar um comentário