Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

5 de julho de 2013

No dia do primeiro aniversário do Blog vamos mostrar um pouco da vida e obra do escritor Júlio Verner

 
Aline Hannun - Artista Plástica

Um espaço com novidades sobre Arte especialmente para você!
 
O Blog faz 1 ano e é com muita satisfação que agradeço as 19.446 visualizações nas 283 matérias postadas. A receptividade de todos que acessaram o blog neste ano, me dá energia e entusiasmo para continuar nesta viagem pelos caminhos das artes plásticas e da vida artística em geral. Agradeço os elogios, as sugestões e especialmente as críticas, sempre bemvindas, de todos que me prestigiam nesta caminhada.
Aproveito para comunicar que o Blog estará de férias de 6/7 a 4/8. Durante esse período serão postadas diariamente as matérias mais visitadas durante este primeiro ano.
 
 
Um pouco da vida e obra do escritor Júlio Verner
 

Júlio Verner 

Júlio Verne, 1828 - 1905, foi um escritor francês. Filho mais velho dos cinco filhos de Pierre Verne, advogado, e Sophie Allote de la Fuÿe, família burguesa de Nantes.
 
É considerado por críticos literários o precursor do gênero de ficção científica, tendo feito predições em seus livros sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua.

Até hoje Júlio Verne é um dos escritores cujas obras foram mais traduzidas em toda a história. Suas obras (mais de 100) foram editadas em nada menos do que 148 línguas, segundo estatísticas da UNESCO. 
 
Sobre Júlio Verner
 
Júlio Verne passou a infância na cidade francesa de Nantes e na casa de verão da família. A proximidade do porto e das docas provavelmente serviram de grande estímulo para o desenvolvimento da sua imaginação sobre a vida marítima e viagens a terras distantes.
 
Com nove anos foi mandado para o colégio em Nantes onde formou-se em direito. Mais tarde, Júlio foi para Paris, a fim de se especializar na sua área. E foi lá que ele começou a se interessar mais pelo teatro do que pelas leis. Chegou a escrever alguns livretos de operetas e pequenas histórias de viagens. Seu pai, ao saber disso, cortou-lhe o apoio financeiro, o que o levou a trabalhar como corretor de ações. Foi quando conheceu uma viúva com duas filhas chamada Honorine de Viane Morel, com quem se casou em 1857 e teve em 1861 um filho chamado Michel Jean Pierre Verne.
 
Durante esse período conheceu os escritores Alexandre Dumas e Victor Hugo.
 
Capa das edições Hetzel

A carreira literária de Júlio Verne começou a se destacar quando se associou a Pierre-Jules Hetzel, editor experiente que trabalhava com grandes nomes da época, como Alfred de Brehat, Victor Hugo, George Sand e Erckmann-Chatrian.
 
Hetzel publicou a primeira grande novela de sucesso de Júlio Verne em 1862, o relato de viagem à África em balão, intitulado Cinco semanas em um balão. Essa história continha detalhes de coordenadas geográficas, culturas, animais, etc., que os leitores se perguntavam se era ficção ou um relato verídico. Na verdade, Júlio Verne nunca havia estado em um balão ou viajado à África. Toda a informação sobre a história veio de sua imaginação e capacidade de pesquisa.
 

Cinco semanas em um balão 
 
A publicação foi recusada por 15 editoras, que não viam no enredo nada além de uma tentativa frustrada de predizer o futuro.
 
Seus outros trabalhos, como “Viagem ao Centro da Terra” (1864), “Da Terra à Lua” (1865), “Vinte Mil Léguas Submarinas” (1869) e “A Volta ao Mundo em 80 Dias” (1872) são alguns dos destaque deste célebre escritor francês.
 

Vinte mil léguas submarinas 
 
Últimos anos

Michel, seu filho, era considerado um rapaz rebelde. Júlio Verne mandou-o, aos 16 anos, em uma viagem de instrução em um navio, por 18 meses, com esperança de que a disciplina a bordo e a vida no mar corrigissem o seu carácter rebelde, mas de nada adiantou. Michel não se corrigiu e casou-se com uma atriz, contra a vontade do pai, tendo com ela dois filhos.

Em 9 de Março de 1886, seu sobrinho Gaston deu dois tiros contra o autor, quando este chegava em casa na cidade de Amiens. Um dos tiros o atingiu no ombro e demorou a cicatrizar, o outro atingiu o tornozelo, deixando-o coxo nos seus últimos 19 anos de vida. Não se sabe bem o porquê desse ato, mas seu sobrinho foi considerado louco e internado em um manicómio até o final da vida. Este episódio serviu para aproximar pai e filho, pois Michel vendo-se em vias de perder o pai passou a encarar a vida com mais seriedade.

Neste mesmo ano, morreu o editor Pierre Hetzel, grande amigo de Júlio Verne e isso o deixou muito abalado.

Nos últimos anos, Verne escreveu muitos livros sobre o uso erróneo da tecnologia e os seus impactos ambientais, era a sua principal preocupação na época. Continuou sua obra até a sua morte em 24 de Março de 1905. O seu filho Michel editou seus trabalhos incompletos e escreveu ele mesmo alguns capítulos que estavam faltando, quando da morte do pai.

Júlio Verner encontra-se sepultado no Cemitério de La Madeleine, Amiens, na França.


Frases de Júlio Verne que ficaram famosas

"Tudo o que um homem pode imaginar, outros homens poderão fazer."

"Um dia iremos visitar a Lua e planetas com a mesma facilidade com que nos dias de hoje se vai de Liverpool a Nova York."

"A ciência é composta de erros , que por sua vez, são passos em direção à verdade"

"Podemos enfrentar as leis humanas, mas não podemos resistir às leis naturais."


 
Assistam ao trailer do filme "Viagem ao Centro da Terra"

   









Nenhum comentário:

Postar um comentário