Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

2 de julho de 2013

"Lucian Freud - Corpos e Rostos" no Masp


David Hockney in Lucian Freud’s Studio 
 
Neto de Freud expõe retratos em nova mostra do Masp

Vinculado ao figurativismo mesmo quando a arte abstrata era a palavra de ordem, Lucian Freud (1922-2011) tem suas gravuras e algumas pinturas exibidas em "Corpos e Rostos", no Masp.

Nascido em Berlim e radicado em Londres, o artista, neto de Sigmund Freud (1856-1939), manteve-se fiel aos retratos. Do artista David Hockney à rainha Elizabeth 2ª, diversas personalidades ganharam suas telas. O processo, que chegava a durar mais de um ano, aparece na mostra pelas lentes do fotógrafo David Dawson.
 
 
"Esther" - Lucian Freud
 

 
"Head and Shoulders of a Girl"  - 1990 - Lucian Freud
 
 
Andrew-Feud - Lucian Freud
 
Sobre Lucian Freud

Inicialmente identificado como expressionista, rótulo que nunca aceitou, Lucian Freud (1922- 2011) passou a ser associado, em 1976, ao grupo figurativo batizado pelo pop Ronald Kitaj (1932-2007) como a "Escola de Londres", que abrigou pintores tão diferentes entre si como seus amigos Francis Bacon, Frank Auerbach e Leon Kossoff.

Kitaj, assim como Freud, era descendente de judeus, o que fica claro nessa tentativa de abrigar numa mesma escola artistas que ele imaginava como recriadores da mítica figura do golem, um ser ligado à tradição mística do judaísmo.
 
Freud partiu da Alemanha aos 10 anos, em 1932, fugindo do nazismo com a família, talvez tivesse outra coisa em mente - e não propriamente um Frankenstein informe criado a partir do barro para espantar inimigos. Kitaj exagerou, mas não ao associar o nome de Freud ao de Francis Bacon, seu mais perfeito interlocutor.

Assim como Bacon reduziu o corpo humano a uma massa disforme - carne de açougue mesmo -, Lucian Freud fez dele pouco mais que uma substância ainda sem vida à espera de que a pintura o animasse. Não por outra razão exigia de seus modelos - fosse ele o fotógrafo David Dawson, seu assistente, ou Elizabeth II, a rainha da Inglaterra - dedicação absoluta enquanto posavam para retratos em que seus corpos acumulam as marcas do tempo, como se retrocedessem à condição antropomórfica do monstruoso golem. Em outras palavras, ao puro barro humano.
 
Sua última pintura, inacabada, Portrait of The Hound (2011), mostra Dawson ao lado de Eli, o cão pertencente ao artista, como figuras amalgamadas, ambos sujeitos à degradação física - tema de todos os seus retratos, em que buscava a verdade, e não a aparência.
 

Portrait of The Hound - 2011 - Lucian Freud

De fato, o que o avô Sigmund Freud fez pela mente, o neto Lucian fez pelo corpo, colocando-o literalmente numa posição desconfortável para examinar o que se passava, afinal, em seu interior.


Serviço.

Lucian Freud - Corpos e Rostos 

Onde: Masp - 1º andar - Av. Paulista, 1.578 - Centro. Tel: 3251-5644.
 
Quando: Até 13/10 - 10h às 17h30

Quanto: R$ 15 (ter.: grátis). Aceita cartões Diners, Elo, MasterCard, Visa.

Não tem área para fumantes. Não aceita reservas. Tem ar-condicionado. Tem acesso para deficiente.
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário