Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

5 de março de 2013

Viúva de Kubrick traz exposição a São Paulo


Cena do filme Spartacus de Stanley Kubrick com Kirk Douglas

Viúva de Kubrick cuida do legado do diretor e traz exposição a São Paulo.



Após a morte de Stanley Kubric, em 1999, sua mulher, Christiane, viu-se afundada num oceano de caixa.

Nos estábulos transformados em miniestúdios da residencia do casal, haviam aproximadamente umas 800 caixas cheias de moviolas, câmeras, desenhos, roteiros, fotos, figurinos e documentos dos filmes do marido. "Comecei a abrir as caixas, a olhar e a chorar. Não sabia o que fazer." A primeira tentação foi guardar os objetos mais pessoais e queimar o resto.

Por sorte, ela hesitou. E o conteúdo das caixas virou uma grande mostra que retrata a vida e a obra do diretor de alguns dos maiores clássicos do cinema do século 20, como 2001- Uma Odisseia no Espaço (1968) e Laranja Mecânica (1971).


2001: Uma odisséia no espaço

 

Laranja Mecânica - Na exposição, manequins brancas e peladas fazem às vezes de mesa na reprodução de Korova, o bar em que a gangue do protagonista bebe leite.



A exposição, que rodou o mundo e está em cartaz em Los Angeles até junho, chega ao Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo em outubro. Em paralelo, a Mostra Internacional de Cinema de SP vai exibir uma retrospectiva com todos os seus filmes.

Fãs de Kubrick e apaixonados por cinema terão a sua frente os figurinos de Spartacus (1960), a máquina de escrever e os vestidinhos das meninas de O Iluminado (1980).




Faz parte também da exposição o famoso machado com que Jack Nicholson destrói portas e uma faca (emprestada da cozinha de Christiane Kubrick).

Sobre o filme Starchild, o bebê de olhos esbugalhados de 2001, Christiane que vem ao Brasil junto com a mostra diz. "Antes do computador, no cinema, tudo era feito com luz. Foi assim que um boneco comum virou aquele bebê no fim de '2001'. Era preciso iluminá-lo para fazê-lo parecer uma estrela. E Stanley iluminou tanto que ele quase queimou".



Starchild, o bebê de olhos esbugalhados de 2001.

Em De Olhos Bem Fechados - As máscaras usadas nas orgias do longa, estrelado por Tom Cruise e Nicole Kidman e lançado após a morte do diretor, são uma das atrações da mostra.




Algumas das máscaras utilizadas no filme De Olhos Bem Fechados

O objeto favorito da Sra. Kubrick, no entanto, não é o bebê, mas "um Stanley de papelão, ridículo, em tamanho real". "Quando vi, pensei: 'Ele é uma gracinha'. Era igual a ele quando o vi pela primeira vez."

O americano Stanley, 29, e a alemã Christiane, 25, se conheceram durante as filmagens de Glória Feita de Sangue (1957), um dos primeiros filmes de sucesso do cineasta.

No filme ela é a mocinha alemã envergonhada (Susanne Christian), apresentada como "uma pérola trazida à terra pelas ondas da guerra" e que desarma um batalhão de soldados ao cantar uma música no fim do filme.

Oito semanas depois das filmagens, já tinham decidido casar. Terceira mulher do diretor, Christiane ficou 42 anos com Kubrick, até a morte dele. O casal teve duas filhas e o diretor também assumiu a primeira filha dela, de outro casamento.



Em outubro no Museu da Imagem e do Som - MIS




Nenhum comentário:

Postar um comentário