Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

28 de março de 2013

FAAP - Artes Visuais: Experiência e Transformação



Artes Visuais: Experiência e Transformação

O Museu de Arte Brasileira da FAAP abre suas portas para que o público possa contemplar seu acervo sob uma nova perspectiva: a relação entre mestre e discípulo na arte.



Natureza Morta - s.d. - óleo s. tela - 38,5 X 59,5 cm - Georg Fischer Elpons

Tendo como base a coleção da Faap e com a curadoria de Maria Izabel Branco Ribeiro, diretora do MAB-FAAP, a mostra aborda a relação entre artistas brasileiros que foram, em algum momento, professores ou alunos uns dos outros. Tarsila do Amaral, Samson Flexor, Anita Malfatti e Renina Katz, Oswaldo Goeldi, Di Cavalcanti, Luiz Claudio Mubarac, Wesley Duke Lee, entre outros, são alguns dos autores das 51 obras apresentadas na exposição.


O sapo - 1928 - óleo s. tela - 51 X 62 cm - Tarsila do Amaral

O visitante terá a oportunidade de descobrir algumas linhagens de mestres e discípulos e as variadas relações que podem ser percebidas entre eles, como a existência de tradições artísticas e sua transmissão entre gerações.

Alguns desses artistas, em sua fase de aprendizado, tiveram contato formal com aqueles que os inspiraram, em salas de aula ou ateliês; outros se referem a eles como grandes incentivadores. Suas reações posteriores tomaram formas diversas: uns desenvolveram as propostas do mestre, outros tomaram caminhos opostos.

Muitos deram sequência a essa transmissão de conhecimento artístico, convertendo-se eles próprios em mestres de outros, dando continuidade ao processo da arte.

Um dos exemplos que ilustra todo esse processo, presente na exposição, é a de Pedro Alexandrino (1856-1942), pintor acadêmico famoso por suas naturezas-mortas, e seus alunos Anita Malfatti, Aldo Bonadei e Tarsila do Amaral.

Muitos deram sequência a essa transmissão de conhecimento artístico, convertendo-se eles próprios em mestres de outros, dando continuidade ao processo da arte.

Um dos exemplos que ilustra todo esse processo, presente na exposição, é a de Pedro Alexandrino (1856-1942), pintor acadêmico famoso por suas naturezas-mortas, e seus alunos Anita Malfatti, Aldo Bonadei e Tarsila do Amaral.



Natureza Morta - s.d. - óleo s. tela - 80 X100 cm - Pedro Alexandrino



A Boba - 1915/16 - Anita Malfati



Natureza Morta - 45,8 X 55 cm - Aldo Bonadei


Serviço

Experiência e Transformação

Onde: FAAP, prédio 1 - R: Alagoas, 903 - Higienópolis - S.P.

Quando: Até 30/06/13 - de terça a sexta das 10h às 20h - sábados, domingos e feriados das 13h às 17h - fechado às segundas

Entrada Gratuíta







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