Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

26 de março de 2013

Lasar Segall - 50 Obras do Acervo e 60 Fotografias



Lasar Segall - 50 Obras do Acervo e 60 Fotografias 

O centenário da primeira exposição de Lasar Segall (1891-1957) no Brasil, é relembrado agora pelo museu que leva seu nome, uma charmosa casa projetada pelo arquiteto modernista Gregori Warchavchik e onde o artista morava. A mostra original ocorreu em março de 1913, em um salão alugado na Rua São Bento, no centro da cidade. O lituano vivia no Brasil desde o fim do ano anterior, e dava aulas de desenho a Jenny Klabin, futura escritora e tradutora, com quem viria a se casar.

Duas montagens integram a homenagem àquela exposição. 50 Obras do Acervo, que pinça trabalhos da coleção de 3.000 itens do Museu Lasar Segall e 60 Fotografias, que documentam aspectos da vida do pintor. Há raridades incluídas, caso de Asilo de Velhos (1912), cujo ar esfumaçado lembra mais o impressionismo francês do que o expressionismo germânico pelo qual Segall se tornou famoso e Leitura (1913).



Asilo de velhos - 1912 - pastel s. papel - 39X45 cm.



Leitura - 1913 - óleo s. papelão - 66X56 cm.

Das telas mais conhecidas, vale observar os tons rebaixados de Jovem de Cabelos Compridos (1942) e Dois Nus (1930).



Jovem de cabelo comprido - 1942 - óleo s. tela



Dois nús - 1930 - óleo s. tela - 100X73 cm

É possível acompanhar o caminho de sua obra de impressionismo alemão até o expressionismo.

Também estreou, no último sábado, a mostra 60 Fotografias. As imagens, de autoria de Hildegard Rosenthal, B.J. Duarte e vários outros fotógrafos conceituados, documentam o cotidiano do pintor, registros de viagens para o exterior, a família, o ambiente de trabalho, a convivência com outros artistas e amigos, constituindo-se em registros de época que revelam aspectos do meio intelectual que frequentou na Europa e no Brasil.



Homem com violino - 1909 - óleo s. papelão - 71X51 cm

O evento contará, ainda, com Vera d’Horta, historiadora e pesquisadora do museu, que falará sobre a primeira exposição de Segall no Brasil.

O Museu também divulgará oficialmente o resultado do trabalho de preservação, organização e digitalização dos seguintes acervos do museu: Arquivo Fotográfico Lasar Segall (AFLS) e Arquivo Lasar Segall (ALS) disponibilizados on-line.

Serviço

Lasar Segall 60 fotografias e 50 obras do acervo

Quando:
Até 5 maio de 2013 das 11h às 19h - Fecha às terças-feiras

Onde: Museu Lasar Segall - Rua Berta 111, Vila Mariana

Quanto: Entrada gratuita


www.museusegall.org.br





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