Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

18 de março de 2013

Museumsinsel - Ilha dos Museus em Berlim e Altes Museum


O Altes Museum ou Museu Antigo é um dos diversos museus localizados na famosa Ilha dos Museus e na verdade é também o mais antigo museu de Berlim. Originalmente este museu foi construído para abrigar todas as coleções de arte de Berlim, da antiga Grécia, Roma e Etrúria. Atualmente expõe parte da Coleção de Antiguidades Clássicas (Antikensammlung), os objetos e relíquias desta coleção estão distribuídos entre três museus: o Museu Pergamon, o Altes Museum e o Neues Museum.


Egeu consultando o oráculo, c. 440–430. Pintura em um vaso etrusco de Vulci. Altes Museum, Berlim

No início do século XIX, a burguesia alemã, uma classe que estava em ascenção, passou a ter novos anseios e visões, como por exemplo que todos os cidadãos deveriam ter acesso à arte e à educação cultural, uma vez que até então as coleções de arte eram fechadas para o público em geral. Compartilhando desta visão, o rei da Prússia Friedrich Wilhelm III encarregou o arquiteto Karl Friedrich Schinkel, o arquiteto mais importante da Prússia, de projetar um museu para abrigar as coleções de arte da realeza.

Schinkel, em seu projeto, incorporou o museu a um conjunto de construções que já existia ao redor da praça Lustgarten: o Palácio Real da família Hohenzollern, representava o poder mundano (este palácio foi demolido após a Segunda Guerra pelo governo da Alemanha Oriental); a Zeughaus, que era um arsenal, representava o poder militar; a Berliner Dom (Catedral de Berlim), representava o poder divino. O museu que deveria fornecer educação para o povo, representava as ciências e as artes.

O museu foi desenhado em estilo arquitetônico do classicismo e começou a ser construído em 1825, sendo inaugurado em 1830. Foi inicialmente chamado de Königliches Museum (Museu Real), nome que foi mantido até 1845 quando foi renomeado para seu atual nome.

A estrutura do prédio é relativamente simples, com formas retangulares e teto plano, mas as dezoito colunas monumentais ao longo de sua fachada frontal de 87 metros de largura lhe dão imponência. Acima das colunas, um friso com letras grandes e douradas contém a frase em latim “FRIDERICVS GVILHELMVS III. STVDIO ANTIQVITATIS OMNIGENAE ET ARTIVM LIBERALIVM MVSEVM CONSTITVIT MDCCCXXVIII” – Friedrich Wilhelm III fundou este museu para o estudo de todos os tipos de antiguidades e das artes liberais em 1828.



No interior do Altes Museum esculturas de deuses da antiguidade. 

Ornamentando o telhado, acima de cada coluna, encontram-se dezoito águias de arenito. Uma escadaria que leva ao prédio é decorada dos dois lados por grandes estátuas, chamadas de Amazona Lutadora, que mostra uma amazona tentando se defender com uma lança de um ataque de uma pantera, e Leão Lutador, que mostra um cavaleiro em cima do cavalo com uma lança na mão para matar o leão que se encontra aos pés do cavalo. Internamente o prédio tem uma bela rotunda, inspirada no Panteão de Roma, decorada com esculturas de deuses da antiguidade.


O Altes Museum passou por trabalhos de restauração concluídos em 1966 quando passou a mostrar exibições de arte contemporânea da República Democrática da Alemanha, uma vez que o prédio ficou em Berlim Oriental. O andar principal, no térreo, é dedicado a arte da Grécia antiga. São esculturas em barro, bronze e mármore, vasos em cerâmica, jóias em ouro e prata, moedas, etc. O andar de cima, é dedicado às artes romana e etrusca. Lá se encontram as esculturas de César e Cleópatra, além de mosaicos, sarcófagos, afrescos entre outros.


Schaukel-'Nekyia (no Além): o rancoroso Ajax, Persefone observa Sisifo - 530 aC München-Staatliche Antikensammlungen (1494).

Serviço

O Altes Museum abre de terça a domingo das 10:00 às 18:00 horas (segunda é fechado). Nas quintas-feiras, o museu fica aberto até as 20:00hs. Há a opção de ingresso para visitar somente o Altes Museum e também há um tipo bilhete que dá acesso a todos os museus da Ilha dos Museus, chamado de Bereichskarte ou Area Ticket, que sai mais barato para quem pretende visitar pelo menos dois dos cinco museus. Uma outra opção é o Museum Pass Berlin que é um bilhete válido por 3 dias consecutivos e além do Altes Museum, dá acesso também a dezenas de outros museus.

Crianças e adolescentes até 18 anos não pagam e há descontos para estudantes.

Endereço: Am Lustgarten 1 – 10178 – Berlim


Conversa informal

Dando continuidade a matéria Museumsinsel - Ilha dos Museus, em Berlim, na próxima semana será apresentado o segundo dos cinco museus compõem a matéria. O Neues Museum ou Novo Museu.






Nenhum comentário:

Postar um comentário