Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

17 de novembro de 2012

Mona Lisa de Vik Muniz



Monalisa - pasta de amendoim, manteiga e gelatina - Vick Muniz


Obra de Vik Muniz será exibida ao lado da Mona Lisa, no Louvre

Um quadro da série Versos, do artista brasileiro Vik Muniz, será exibido ao lado da Mona Lisa, no Museu do Louvre, em Paris, na próxima semana





Feita com materiais como madeira, ferragens, silkscreen e metais, a obra do artista é uma reconstituição detalhada da parte de trás da famosa pintura de Leonardo Da Vinci.

Em novembro do ano passado, Muniz foi convidado pelo Louvre, entre outros artistas, para analisar a obra-prima, bem como conhecer de perto seus dispositivos de segurança e preservação.

Durante esse encontro, o artista foi autorizado a fotografar o verso da tela de Da Vinci para, a partir desse registro, poder recriá-lo. Ele contou com a ajuda de dez assistentes para a produção da obra.

O resultado, no entanto, será visto somente por especialistas e pesquisadores convidados para o evento e será apresentado ao lado do quadro original.


Vik Muniz e a Op Art no Brasil
 
 "Minha intenção, com esta exposição, é oferecer ao público a oportunidade de identificar e rastrear aspectos distintos da 'arte perceptiva' o longo das décadas que sucederam sua apoteose na mídia internacional, demonstrando que, embora a história da Op Art já se tornou, muitas das suas preocupações activamente persistir na arte de cada década após a sua exaltação midiática ".
 
Serviço
 
Onde: Galeria Nara Roesler
 
Quando: 1/12/2012
 
Horário: segunda a sexta das 10 as 19h, sábado das 11 as 15h
 
Galeria Nara Roesler
Av. Europa 655 - S.P. 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário