Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

8 de novembro de 2012

Leilão do acervo de Anna Maria Niemeyer



Mulher no espelho - Di Cavalcanti

Desenhos de Oscar Niemeyer foram a leilão no Rio de Janeiro

Quatro meses depois da morte da galerista Anna Maria Niemeyer, filha única de Oscar Niemeyer, sua vasta coleção de obras de arte foi a leilão no Rio.

Foram 750 itens à venda, neles incluídos mais de cem desenhos originais do arquiteto, que também assinou móveis e imagens femininas de traços econômicos impregnadas de poesia.


 

A expectativa era de que os 557 lotes levantassem, no mínimo, R$ 5 milhões, a serem distribuídos pelos quatro filhos de Anna Maria.

Entre as peças assinadas por Niemeyer, raras em leilões, estavam serigrafias, esculturas e um relógio de uma edição especial em homenagem a Juscelino Kubitschek que ele deu de presente à filha em 2002.
 
Todas as obras juntas foram avaliadas em aproximadamente R$ 1.447.800,00

Alguns desenhos continham pequenos textos em que Niemeyer declarou suas intenções. Por exemplo, o monumento desenhado para a Petrobrás em 2003 por ocasião do cinquentenário da empresa.



Petrobrás - 2003 - Cinquentenário da empresa

Colecionadores particulares brasileiros e estrangeiros participaram do leilão do vasto acervo de arte brasileira reunido por mais de três décadas pela galerista e designer de interiores Anna Maria Niemeyer.

Todas as obras foram vendidas devido à decisão da família de encerrar as atividades da galeria de arte mantida durante 33 anos por Anna Maria.

Entre as obras colocadas à venda, em lotes distribuídos em quatro noites de leilão, estavam trabalhos de vários nomes hoje bem cotados no mercado nacional e internacional de arte, como Beatriz Milhazes, Jorge Guinle, Victor Arruda, Nelson Leirner, Iole de Freitas, Franz Weissmann e dezenas de artistas.



O Desfile - 2003 - Beatriz Milhazes

A segunda noite do leilão foi dedicada inteiramente à produção do arquiteto - 116 trabalhos -incluindo projetos de interior dos palácios de Brasília, litografias e desenhos da década de 1920.

Sobre Anna Maria Niemeyer


Filha única e colaboradora do arquiteto Oscar Niemeyer (hoje com 104 anos), Anna Maria abriu a galeria, no fim da década de 1970, com o propósito inicial de organizar e mostrar as obras de seu pai. Paralelamente aos seus projetos de arquitetura, Niemeyer também produziu desenhos, gravuras, esculturas e peças de mobiliário.

Instalada em dois espaços, no Shopping da Gávea e na Praça Santos Dumont, no bairro da Gávea, a galeria foi responsável por lançar e alavancar a chamada Geração 80 das artes plásticas brasileiras.

Anna Maria Niemeyer morreu em 6 de junho de 2011, aos 82 anos de idade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário