Depois de receber 1,5 milhão de visitantes nos Estados Unidos, chegou a São Paulo a mostra "Esplendores do Vaticano: Uma Jornada Através da Fé e da Arte", com 200 objetos históricos e obras de arte sacra diretamente do acervo do Vaticano.
A mostra, que vai até 23 de dezembro, apresenta obras-primas de nomes como Michelangelo, Guercino e Bernini, além de vestimentas, relicários, mapas e documentos. Entre os destaques, estão a tela Retrato de Cristo com a Coroa de Espinhos, (A Verônica de Guercino), de Giovanni, Francesco Barbieri e o fragmento original da parede do túmulo de São Pedro com a inscrição em grego Petros Eni.
São 11 galerias onde as obras de arte foram divididas em ordem cronológica organizando mais de dois mil anos de história, tradição e cultura. Duas galerias muito especiais são dedicadas a Michelangelo, onde está a reprodução da Pietà, uma de suas esculturas mais famosas e a dedicada ao papa santificado João Paulo II, que exibe um manto por ele usado em 1978 e 2005 e um molde de sua mão. Papa João Paulo II foi o segundo Papa com mais tempo de serviço e o primeiro Papa não italiano desde 1523.
A coleção de arte do Vaticano inclui objetos que datam desde o Egito antigo e da Assíria até os dias atuais, passando pelo Renascimento europeu e pelo Barroco. A mostra foi projetada para demonstrar o impacto causado pela Igreja Católica no legado de arte e cultura da civilização ocidental.
O segundo andar da exposição trás elementos que transportam o visitante a uma viagem virtual pelo Vaticano. Com uma projeção da Capela Sistina e uma coleção de vídeos que mostram detalhes da arquitetura do local.
Com apoio do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a exposição é composta por obras de arte sacra e objetos históricos, sendo que muitos deles nunca haviam deixado o Vaticano.
As obras da Santa Sé formam um mosaico do legado da Igreja Católica e seu impacto sobre a arte, história e cultura da civilização Ocidental.
Conversa Informal
"Esplendores do Vaticano: Uma Jornada Através da Fé e da Arte"
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. ´
Quanto: R$ 44 (inteira), R$ 22 (meia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário