Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

12 de novembro de 2012

Livro de Artísta



Capa do Livro de artista - Aline Hannun

Os livros de artista são produzidos por artistas e de sua inteira responsabilidade, na  maioria das vezes para manuseio direto, possibilitando assim uma aproximação física, tatil e visual com a produção artística.

São sempre edições especiais, podendo o artista fazer exemplar único ou múltiplos. Os livros de artista são espaços de criação, onde se exploram vários tipos de narrativas, são locais privilegiados para experiências plásticas. No livro de artista é possível fazer uso de várias linguagens (artes visuais, poesia, literatura ...) somando e criando interligações de tempo e espaço, tempo e movimento. É de extrema importância o desenho das palavras, as palavras como imagens, as imagens como palavras, com igual relevância poética.



Os artistas, sobretudo os pintores, intervêm e colaboram na confecção de livros a muitos tempo – em nível decorativo e ilustrativo. Em meados do século XX a participação dos artista passou a ser individual. Eles criam os (seus) livros assumindo e acompanhando todas as etapas de feitura dos mesmos - são os próprios editores, produtores, paginadores, autores dos textos e imagens, encadernadores e distribuidores.

A partir de então o livro e os múltiplos passam a ser os meios de divulgação e difusão da arte e do seu processo evitando assim, qualquer tipo de censura e garantindo uma independência económica São materiais geralmente baratos de adquirir ou produzir, transportáveis e, consequentemente, acessíveis a quem quiser consumir. Em meados do século XX, alguns artistas constituiram as suas próprias editoras, conquistando, com isso, ainda maior liberdade no processo de criação.




Pesquisa para obra Denúncia - Aline Hannun

Existem dois aspectos fundadores do conceito "livros de artista":

1 – o artista colecciona, copia e divulga mais facilmente o que faz devido às novas e acessíveis técnicas de reprodução (fotocopiadoras, fax, scanner, impressão off-set, entre outros); passando a produzir múltiplos coleccionáveis e/ou revistas, cartazes, postais, livros de artistas, livros-objectos, auto-colantes, flyers, além de discos, filmes, entre outros, de forma autônoma e independente de galerias e museus.

2 – os artistas documentam os seus próprios processos de trabalho registando happenings e acções efémeras, publicando textos críticos, poéticos ou outros.

Conversa informal

No meu caminho como artísta plástica, fiz vários registros e estudos sobre a produção das séries dos meus trabalhos desde a sua criação. Registrei o  processo desde a escolha do suporte, materiais usados, composição, cores e o desenvolvimento das obras até sua finalização. Organizados cronológicamente conforme a sua execução.

Como resultado, surgi uma nova obra com conteúdo didático recheada de informações, desenhos, cores e textos que complementam a obra principal


Imagens de Registros Poéticos - Processos e criações - Aline Hannun




Com sua licença - mista sobre madeira de demolição




Denúncia - mista sobre madeira de demolição




Coletânea I -  páginas




Coletânea II - páginas




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