
Sinopse: Um dos mais belos clássicos da poesia brasileira, Ou isto ou aquilo aborda os sonhos e as fantasias do mundo infantil com efeitos estéticos bastante sugestivos, criativos e lúdicos. A casa da avó, os jogos e os brinquedos, os animais e as flores, tudo ganha vida nos poemas de Cecília Meireles que faz uso desses recursos brincando com as palavras, explora ritmo, as rimas, as repetições,a musicalidade.



Cecília Benevides de Carvalho Meireles (1901 - 1964) carioca da Tijuca, foi poetisa, pintora, professora e jornalista. É considerada uma das vozes líricas mais importantes das literaturas de língua portuguesa.
Aos nove anos começou a escrever poesia. Frequentou a Escola Normal no Rio de Janeiro, de 1913 e 1916, estudou línguas, literatura, música, folclore e teoria educacional.
Em 1919, aos dezoito anos de idade, Cecília Meireles publicou seu primeiro livro de poesias, Espectros, um conjunto de sonetos simbolistas. Embora vivesse sob a influência do Modernismo, apresentava ainda, em sua obra, heranças do Simbolismo e técnicas do Classicismo, Romantismo, entre outros, razão pela qual a sua poesia é considerada atemporal.
Teve ainda importante atuação como jornalista, com publicações diárias sobre problemas na educação, área à qual se manteve ligada, tendo fundado, em 1934, a primeira biblioteca infantil do Brasil
Seus poemas infantis não ficam restritos à leitura infantil, permitindo diferentes níveis de leitura.
Após sua morte, recebeu como homenagem a impressão de uma cédula de 100 Cruzados Novos lançada pelo Banco Central do Brasil no Rio de Janeiro. Em 1989, foram mudadas para 100 Cruzeiros, quando da troca da moeda pelo governo de Fernando Collor.
Cecília Meireles em Lisboa. Desenho de seu primeiro marido, Fernando Correia Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário