Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

9 de novembro de 2012

Martin Schongauer o Mestre das Gravuras



Três cabeças orientais, bustos - Martin Schongauer

Martin Schongauer (1448 - 1491) foi gravador e pintor alemão. Conhecido na Itália pelos nomes Bel Martino e Martim D'Anversa.  Foi o mais importante mestre da gravura antes de Albrecht Dürer. Suas obras circularam por toda Europa. 

Martin passou parte de sua vida em Colmar onde abriu uma escola de gravura, de onde alguns mestres da geração seguinte despontaram, além de um grande grupo de artistas de Nuremberg.

Como pintor, Schongauer foi um seguidor de Rogier van der Weyden, mas foram as suas gravuras que venderam em toda Europa. Sabe-se que Michelangelo pode ter copiado algumas de suas gravuras. Seu estilo não mostra nada da tradição italiana, e sim do gótico. Sua gravuras são, em sua maior parte, religiosas, mas incluem cenas cômicas também.

Sua coleção mais importante de gravuras é a série que retrata a Paixão de Cristo, a Morte e a Coroação da Virgem. São notáveis porque misturam elementos de iluminuras com uma grande força cromática. Schongauer desenvolveu várias técnicas que foram depois aperfeiçoadas por Dürer.

 

Virgem com o Menino no Jardim das Rosas - 1473 - têmpera s. madeira 201 x 112 cm. Martin Schongauer, igreja dominicana de Saint-Martin, Colmar.

A Virgem no Jardim das Rosas, mostra Maria pensativa e melancólica, com um majestoso vestido vermelho, sentada com o Menino ao colo em frente a um roseiral, que se inicia a seus pés. Dois anjos preparam-se para a coroar.

À Virgem são por vezes associados anjos músicos aqui esculpidos na moldura do retábulo, com instrumentos de percussão (tambor e pratos) e de corda (violino, alaúde, harpa e viola de gamba).


Detalhe Anjo músico - A Virgem no Jardim das Rosas

Também Matthias Grunewald (1470 - 1528), para o seu célebre Retábulo de Isenheim (1513-1515), pintou um painel algo enigmático, tendo à esquerda o Concerto dos Anjos e à direita uma Virgem com o Menino que se pensa inspirado na composição de Schongauer. Também a Virgem aparece associada à rosa e é acompanhada de anjos músicos.


Retábulo de Isenheim - (1513-1515) - Matthias Grunewald.



Detalhe
No lado esquerdo o Concerto dos Anjos, em que um anjo em primeiro plano toca violoncelo, outro mais afastado toca rebeca e ainda um terceiro anjo emplumado toca viola de gamba, ou seja todos instrumentos de corda.

No painel da direita, a Virgem sentada com o Menino nos braços, também vestida de vermelho, tem como fundo uma paisagem com a abadia de Issenheim. Tem à sua direita uma cama, um pote e um vaso onde cresce uma figueira. À sua esquerda uma roseira onde desabrocham três magníficas rosas vermelhas.

Sobre Colmar


Situada no extremo leste da França, na fronteira alemã, a região apresenta uma magnífica mistura de culturas francesa e germânica.  É uma comuna francesa, capital (préfecture) do departamento (département) do Haut-Rhin (Alto Reno), na região Alsácia, aos pés dos Vosges.
Colmar situa-se em uma paisagem relativamente plana, banhada pelo rio Lauch, a aproximadamente 20 km a leste do rio Reno, próximo da fronteira Alemanha-França.
O encanto da Alsácia está em grande parte ligado à riqueza do seu património cultural: castelos fortes, igrejas, museus, rivalizam com as belas casas a panos de madeira. Das aldeias pitorescas às ruínas românticas penduradas sobre as cristas vosgianas, das pistas que serpenteiam nos bairros antigos às colecções prestigiosas dos museus, a Alsácia  inteira ilustra-se como terra de cultura.


Colmar, comuna de Alsásia, França

Curiosidade:

Frédéric Auguste Bartholdi, escultor da Estátua da Liberdade de NY - oferecida pela França para o Estados Unidos e colocado na Ilha Bedloe, na entrada do porto de Nova York - nasceu em Colmar (1834 - 1904). Por vezes, assinou o seus trabalhos sob o pseudônimo de Amilcar Hasenfratz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário