Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

20 de outubro de 2012

Sotheby's de Londres leva a leilão "Abstraktes Bild"

Pintura bate recorde de venda em leilão para um artista vivo



Obra Abstraktes Bild pertencia à coleção do guitarrista Eric Clapton

Uma pintura abstrata do pintor alemão Gerhard Richter estabeleceu um novo recorde de preço pago em um leilão pela obra de um artista vivo, após ser vendida por 34,2 milhões de dólares, afirmou a casa de leilões Sotheby's de Londres.

A obra Abstraktes Bild (Imagem Abstrata), da coleção do guitarrista Eric Clapton, foi vendida para um comprador anônimo depois de cinco minutos de ofertas na noite da sexta-feira, provocando uma salva de palmas.

A venda bateu o recorde anterior de 28,6 milhões pagos pelo quadro Flag, (Bandeira), de Jasper Johns, na casa de leilões Christie's em Nova York, em 2010.

Estimava-se que a tela vermelha, amarela e preta de Richter alcançaria entre 14 e 19 milhões de dólares.

Clapton havia comprado a tela junto com outras duas da mesma série em um leilão realizado em novembro de 2001 em Nova York por um valor global de 3,4 milhões de dólares.

"A combinação entre proveniência extraordinária e padrão de qualidade nesta obra sublime deste importante artista foi responsável por um momento histórico nos leilões", avaliou o diretor sênior e chefe de vendas da Sotheby's, Alex Branczik.

Sobre o artista

Gerhard Richter nasceu de Horst em Dresden em 1932.

Richter começou a pintar oficialmente em 1962. Versátil ,criou diversas obras que vão de óleos sobre tela, intervensão de pinturas sobre fotografias, aquarelas e colagens de referência histórica de fotografias.



Sem título - Aquarela sobre papel - 1978



Sem título - Óleo sobre papel - 1983



Sem título - Óleo sobre fotografia - 2000

Richter no Século 21: Realização real e tangível

"Bem, depois deste século de grandes proclamações e ilusões terríveis, eu espero por uma era em que as realizações reais e tangíveis, e não proclamações grandes, sejam as únicas coisas que contem".

Informações:








2 comentários:

  1. Aline adorei ...vc e uma otima escritora ,artista ....uma maravilhosa Blogueira rsss te adoro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... Obrigada querida... Já até sei quem é essa anônima. hahaha...

      Excluir