Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

31 de outubro de 2012

MIS - Arte e Cinema pelos posters




MIS - Arte e Cinema pelos posters

Posteres de filmes sempre foram uma referência de suas épocas, contando muito sobre aspectos como o período histórico, moda, costumes e design gráfico. Com curadoria de André Sturm e Alessandra Dorgan, a exposição Arte e cinema pelos posters traz ao Museu um panorama dessa produção com releituras artísticas de cartazes famosos.

Com base em uma rica pesquisa iconográfica com mais de 200 materiais levantados, os curadores selecionaram 60 posteres de filmes consagrados como Vertigo, Tudo sobre minha mãe, Sete Samurais e Jules e Jim, entre outros, que serão expostos formando uma Linha do Tempo dentro de um contexto estético e histórico para compor essa narrativa.



A exposição reúne obras de 20 artistas com técnicas variadas - ilustradores, quadrinistas, artistas visuais, designers e fotógrafos – que fizeram a releitura dos posters dos filmes clássicos e cults.



Dentre os selecionados, estão nomes como Gabriel Ba (quadrinista), Gui Mohallem (fotógrafo), Flavia Junqueira (artista plástica) e Kiko Farkas (designer).

Os visitantes também poderão conferir o processo de criação dos artistas para a confecção dos cartazes, que foi registrado e será exibido em um vídeo na exposição. 

Sobre o Museu da Imagem e do Som - MIS



Cinema, fotografia, vídeo, som, televisão, artes gráficas e novas mídias. Todos estes meios são encontrados no acervo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo - instalado em um prédio da década de 1970 e que tem 5 mil metros quadrados.

O piso térreo reúne um conjunto com mais de 300 mil títulos, além de espaço dedicado à nova midioteca, composto por computadores, televisores, aparelhos de videocassete, DVD, publicações literárias, fitas cassete, fotografias, filmes, entre outros.

No primeiro pavimento, o visitante encontra uma ampla sala destinada a exposições e, no segundo andar, sala de workshop, estúdio de som, sala de edição de áudio e vídeo, lounge e um auditório com capacidade para 70 pessoas.

Além disso, o museu possui um outro auditório com 173 lugares para abrigar festivais de cinema, com programação permanente de filmes, vídeo e televisão, debates e palestras, além de uma área externa com marquise de ligação da entrada principal à Avenida Europa e bolsão de estacionamento com capacidade para 25 veículos.


Conversa informal

Um artista plástico deve e precisa vivenciar todo e qualquer tipo de arte, materiais e suportes sempre visando um melhor desenvolvimento e aprimoramento da sua obra.

Encorajada pelos Grandes Mestres da Pintura, fiz alguns posters sobre obras literárias que estava lendo no momento.

Segue o poster que criei para a reedição o livro Iracema - História em quadrinhos - de José de Alencar com a participação de Jão e Oscar D'Ambrósio.


 

Serviço

Quando: até 13/01/2013

Terça a sábado das 12 às 22h, domingo e feriados das 11 às 21h

Onde: Av. Europa, 158 - Jd Paulista - S.P.

Ingresso gratuíto

Contato: (11) 2117-4777


Nenhum comentário:

Postar um comentário