Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

13 de outubro de 2012

Nova York apresenta Picasso em preto e branco

Guernica

O Museu Guggenheim, em Nova York, reuniu obras monocromáticas que abrangem toda a carreira do gênio e mestre espanhol Pablo Picasso.

Em Picasso Black and White (Picasso Preto e Branco) - foram reunidas cento e dezoito pinturas, esculturas e trabalhos em papel, de acervos privados e públicos. Dessa lista, seis nunca foram expostas ou publicadas anteriormente, e 38 terão sua primeira apresentação nos Estados Unidos, todos produzidos entre 1904 a 1971.

Desde A passadora uma pintura a óleo de 1904, até O beijo, todo em cinza e negro, pintado décadas depois, a mostra foi organizada em ordem cronológica.



A passadora - 1904



O beijo

Entre as obras reunidas está um esboço para o que talvez seja a obra mais famosa do mestre espanhol: Guernica.


A mostra enfoca o modo como o artista explorou, inventou e desenhou com o preto, o branco e o cinza durante sua carreira – mesmo nas obras mais expressivas, que abordavam atrocidades da guerra ou interpretações históricas vivas.

Um dos mais influentes artistas do século 20 e cofundador do movimento cubista, Picasso acreditava que a cor enfraquecia as linhas e estruturas de suas obras, por isso a tirou de cena, para realçar a estrutura e a autonomia inerentes à sua arte.

A exposição Picasso Black and White, está organizada em ordem cronológica e contará com um catálogo ilustrado completo para quem gosta de mais detalhes. Depois de Nova York, a exposição viajará para Houston, onde ficará em cartaz até maio de 2013.



Femme couchée lisant - 1960 



Le charnier - 1944

A mostra fica em cartaz até o dia 23 de janeiro.

Informações.

Picasso Black and White
Solomon R. Guggenheim Museum - 1071, 5th Avenue, Nova York

De 5 de outubro de 2012 a 23 de janeiro de 2013

Horário: de domingo a sexta, das 10h às 17h45 e aos sábados, das 10h às 19h45. Fecha às quintas

Entrada: US$ 22


Nenhum comentário:

Postar um comentário