Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

11 de outubro de 2012

Inhotim cria programação exclusiva para crianças




Muito se engana quem pensa que Inhotim é coisa só de gente grande. O instituto, que é um dos maiores centros de arte contemporânea do mundo, preparou uma intensa programação infantil para comemorar o mês das crianças.

Logo no dia 12, Dia da Criança, acontece uma encenação de "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá", único texto do escritor baiano Jorge Amado para os pequenos. Quem vai contar a história do gato que se apaixona por um passarinho é o Grupo Ponto de Partida, que chegou a apresentar a montagem para o autor.

Na época, Amado disse que a "emoção foi ver as imagens poéticas que criei tomarem corpo e saírem a brincar pelo palco, contando a história."
 
Além da peça, Inhotim traz também oficinas, dentre as quais uma em que as crianças constroem brinquedos a partir de sucata. Como acontece em muitas obras de arte contemporânea, os participantes serão convidados a utilizar madeira, tecidos e todo o tipo de material reciclável para criar o próprio brinquedo.

Embora seja um centro de arte, o instituto também é um jardim botânico. Por isso, atividades ambientais convidarão crianças a conhecer os animais que vivem no Inhotim, como o caxinguelê, o guigó, o tiú e a borboleta azul, todas espécies do Cerrado e Mata Atlântica, além, é claro, das plantas do lugar.

Como a arte contemporânea não poderia ficar de fora, uma visita temática especial mostrará o universo lúdico de artistas do acervo como Jarbas Lopes, Rivane Neuenschwander, Hélio Oiticica e Yayoi Kusama durante os fins de semana do mês de outubro.

 


Grupo de teatro mineiro Ponto de Partida
 
Vale conferir!
 
Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
Quando:
12/10, às 15h
210 ingressos serão distribuídos por ordem de chegada, 30 minutos antes da sessão.


Máquinas de brincar - brinquedos de sucata

Quando: 12 a 14/10, das 14h às 16h3020 vagas por dia. Inscrição na Central de Informações

Criar e reutilizar - oficina de ecoavisos
Quando: 13 e 14/10, das 14h às 16h30

Estações do brincar - jogos artísticos
Quando: mês de outubro, de terça a sexta, das 10h às 16h; sábados, domingos e feriados das 10h às 17h.

O Lúdico na Arte Contemporânea - visita monitorada
Quando: finais de semana de outubro e na Semana das Crianças - 10 a 14/10, às 14h30

Onde: Inhotim (Município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte. Acesso pelo km 500 da BR-381, sentido BH-SP ou pela BR-040, sentido BH-Rio)

Quanto: R$ 20,00 quartas e quintas-feiras; R$ 28,00 sextas, sábados, domingos e feriados (com direito a meia-entrada).



Nenhum comentário:

Postar um comentário