Essa variedade de trabalhos --sempre coloridos-- ainda pode ser vista em São Paulo, na exposição "Todas as Cores de Mariscal", que fica até domingo no Instituto Tomie Ohtake.
Luminárias, pinturas, desenhos, brinquedos, mobiliários e projetos gráficos estão entre as 60 obras que compõem a exibição.
A profusão de cores fortes e de formas arredondadas, quase infantis, é em parte explicada pela relação de Mariscal com suas criações.
Certa vez o espanhol disse que se transforma em "palhaço" quando projeta novos trabalhos. "Brinco com o design. Brincar é um sistema de pensamento muito sofisticado, é uma linguagem universal. É simbólico e poético", diz.
Mariscal é criador do boneco Cobi, que foi mascote dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. O designer usou traços cubistas, inspirados em Pablo Picasso, para desenhar o cão da raça pastor catalão. A imagem ficou mundialmente conhecida.
"Não me considero um artista. Sou um desenhista. O design não é arte, é um processo industrial, com peças feitas em larga escala para vender e para serem usadas", afirma.
SERVIÇO
TODAS AS CORES DE MARISCAL
QUANDO: Até 29/09 das 11h às 20h
ONDE: Instituto Tomie Ohtake - Av. Faria Lima, 201 - tel. (11) 2245-1900
QUANTO: grátis
Nenhum comentário:
Postar um comentário