Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

27 de setembro de 2013

Últimos dias da exposição do espanhol Javier Mariscal em SP



Cores do desenhista espanhol Javier Mariscal são exibidas em SP

Quase tudo está ao alcance do espanhol Javier Mariscal, 63, criador de histórias em quadrinhos, ilustrações gráficas e industriais, mobiliários, design têxtil, esculturas, pinturas, animações e design de interiores.

Essa variedade de trabalhos --sempre coloridos-- ainda pode ser vista em São Paulo, na exposição "Todas as Cores de Mariscal", que fica até domingo no Instituto Tomie Ohtake.

Luminárias, pinturas, desenhos, brinquedos, mobiliários e projetos gráficos estão entre as 60 obras que compõem a exibição.

A profusão de cores fortes e de formas arredondadas, quase infantis, é em parte explicada pela relação de Mariscal com suas criações.

Certa vez o espanhol disse que se transforma em "palhaço" quando projeta novos trabalhos. "Brinco com o design. Brincar é um sistema de pensamento muito sofisticado, é uma linguagem universal. É simbólico e poético", diz.

Mariscal é criador do boneco Cobi, que foi mascote dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. O designer usou traços cubistas, inspirados em Pablo Picasso, para desenhar o cão da raça pastor catalão. A imagem ficou mundialmente conhecida.


No ano passado, o filme "Chico & Rita", codirigido por ele, foi indicado ao Oscar na categoria de melhor filme de animação. 
 
 
Mas o trabalho do espanhol é mais palpável: pode ser visto em prateleiras de lojas ou, mais comumente, expostas em locais de compras de móveis para casa --a exposição em São Paulo tem patrocínio da rede Tok&Stok.

A ligação de Mariscal com o mercado comercial é extensa. Seu traçado já foi vendido para a multinacional de roupas H&M, para a marca de vodca Absolut, para as bonecas Hello Kitty e até para um partido sueco, para o qual criou um novo símbolo.

"Não me considero um artista. Sou um desenhista. O design não é arte, é um processo industrial, com peças feitas em larga escala para vender e para serem usadas", afirma.

SERVIÇO

TODAS AS CORES DE MARISCAL

QUANDO: Até 29/09 das 11h às 20h

ONDE: Instituto Tomie Ohtake - Av. Faria Lima, 201 - tel. (11) 2245-1900

QUANTO: grátis

 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário