"Renoir", do diretor Gilles Bourdos sobre a vida do pintor impressionista Auguste Renoir, será proposto pela França para as indicações ao próximo prêmio Oscar, anunciou o Centro Nacional do Cinema em Paris.
O filme transcorre em 1915 na Côte d'Azur (trecho do litoral sul francês no Mar Mediterrâneo). Relata a chegada a uma cidade do pintor (Michel Bouquet), que já sofre as doenças da idade, e de Andrée (Christa Théret), uma jovem que se converterá em modelo do artista e transtornará a vida de toda a família, incluindo a de Jean, o filho do artista (Vincent Rottiers).
Todos os anos, a Academia de Hollywood escolhe os cinco filmes que competirão na categoria "melhor filme estrangeiro", sobre um total de 60 ou 70 propostas de diferentes países.
A próxima cerimônia de entrega do Oscar está marcada para o dia 2 de março. Até esta data, a Academia anunciará uma lista curta de filmes e depois a seleção final.
No ano passado, "Intocáveis", de Eric Toledano e Olivier Nakache, foi escolhido para representar a França, mas não foi indicado pela Academia.
O último filme francês a ganhar a estatueta dourada na categoria "melhor filme estrangeiro" foi "Indochina", de Regis Wargnier (1993), com Catherine Deneuve.
Neste ano, o Oscar nesta categoria foi para "Amor", de Michael Haneke (Áustria), com Emmanuelle Riva e Jean-Louis Trintignant.
O ator Michel Bouquet interpreta o pintor impressionista Pierre-Auguste Renoir em filme
Veja o trailer do filme "Renoir"
Nenhum comentário:
Postar um comentário