Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

10 de setembro de 2013

Nina Pandolfo expõe na Galeria Leme



Butantã, 2008

Mostra de Nina Pandolfo traz novas experiências na Galeria Leme


Pinturas inéditas e instalações robóticas compõem “Serenpidade”, mostra individual da artista Nina
Pandolfo. Na interação do público com as obras, o “acaso” é parte fundamental da exposição.

“Quero que tenham descobertas do acaso, sem a intenção, esperar um tipo de obra e talvez se deparar com outra coisa”, afirma Nina.

Na exposição a artista traz algumas novidades, o público pode conferir uma série de pinturas inéditas, entre elas duas contam com uma moldura desenhada pela artista para aquela obra específica, “Além da pintura, também fiz duas molduras empalhadas e esculpidas, que foram desenhadas junto com os quadros, uma influenciada pela art nouveau, e a outra pelo rococó”, diz.


Nina Pandolfo expõe “Serenpidade” na Galeria Leme, 

Outro destaque da mostra são as instalações robóticas, que promovem uma interação diferenciada do público com a obra de arte. Segundo Nina
“Imagino a obra como algo vivo, as instalações possibilitam, ao público, entrar em contato com todas as sensações, assim podem ver as obras de outra perspectiva”.
 

Entre obras inéditas e instalações robóticas, o fio condutor da mostra é o acaso

Faz parte também das instalações um ninho gigante de um joão-de-barro, com aproximadamente dois metros de altura, e um gato com cerca de três metros de altura.

O título da exposição faz referência ao conto persa infantil “Os três príncipes de Serendip” e à capacidade dos protagonistas da história de realizar descobertas acidentalmente.

SERVIÇO:


Serendipidade de Nina Pandolfo

Quando: De 15/09 a 11/10 - Segundas, Terças, Quartas, Quintas e Sextas das 10:00 às 19:00

Onde: Galeria Leme - Av. Valdemar Ferreira, 130 - Butantã - São Paulo - (11) 3093.8184 -  Estação Butantã (Metrô – Linha 4 Amarela)

Quanto: Gratuito

 
http://galerialeme.com/









Nenhum comentário:

Postar um comentário