Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

26 de setembro de 2013

CCBB de Belo Horizonte é inaugurado com a exposição Elles: Mulheres artistas na coleção do Centro Pompidou



CCBB-BH é inaugurado na capital.
 
O Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte, conta com 12 mil metros quadrados, recebeu R$ 37 milhões em investimentos na reforma, restauro e mobiliário.   

O CCBB está localizado no Circuito Cultural da Praça da Liberdade que conta com nove museus e espaços do complexo.
 
O “Por Dentro do Circuito” começa em alto estilo: vamos conhecer o resultado dos três anos de reforma do prédio que passa a abrigar o 4º CCBB do país (há ainda em Brasília, São Paulo e Rio). 
 
O espaço foi aberto à  população no dia 28/08/2013.
 

O CCBB ocupa o prédio projetado em 1926 pelo arquiteto Luiz Signorelli. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), a construção teve a restauração arquitetônica e artística assinada pelo arquiteto Flávio Grillo, que executou projetos em monumentos históricos, como a Praça da Estação, na capital.

De acordo com o Banco do Brasil, foram investidos aproximadamente R$ 37 milhões desde o início da reforma, em agosto de 2009, além de restauro e aquisição de mobiliário e equipamentos.
 
O espaço abriga 12 mil metros quadrados de área para exposição, teatro com 270 lugares, salas multimeios e de programa educativo, cafeteria, lanchonete, loja de produtos culturais e área administrativa.
 

O CCBB-BH está entre os maiores espaços culturais do Brasil.

A programação do CCBB para a inauguração mostra a exposição internacional Elles: Mulheres Artistas na coleção do Centro Pompidou, Musée National d’Art Moderne, de Paris, que abriga a maior coleção de arte moderna da Europa.
 
 
SERVIÇO

Elles: Mulheres Artistas na coleção do Centro Pompidou

Local: CCBB - Praça da Liberdade, 450 - Bairro Funcionários

Quando:  28 de agosto a 21 de outubro de 2013. De quarta-feira a segunda-feira das 9h às 21h (fechado às terças-feiras).

Entrada gratuita




Nenhum comentário:

Postar um comentário