Crianças brincando - óleo s. tela - 1966
Heitor dos Prazeres: vida e obras
Começou a trabalhar cedo, na oficina do pai, marceneiro. Dominava o clarinete, o cavaquinho e não foi difícil iniciar a carreira de músico. Seus sambas e marchinhas alcançaram projeção nacional. Um dos pioneiros do samba carioca.
Tendo vivido num meio onde a música era a principal forma de expressão, já aos 8 anos de idade surpreendia com seu toque de tamborim e quase todos os instrumentos de percussão. Com habilidade e swing já participava como passista e ritmista do conjunto “Heitor dos Prazeres e sua Gente”. Com o sucesso alcançado pelo grupo, apresentando-se nos mais variados espaços do Rio de Janeiro, passa a trabalhar como mensageiro nível especial na divisão musical da Rádio Nacional.
Sempre em contato com a nata dos artistas e músicos da casa, e incentivado pelo maestro Moacir Santos, Aída Gnatalli e Severino Filho, interessou-se pelos instrumentos harmônicos. A partir daí seguiu seu trabalho como músico em conjuntos de baile, casas noturnas e clubes pelo Brasil.
Heitor compôs seu maior sucesso, Pierrô Apaixonado, em parceria com Noel Rosa. Nos anos 20, Heitor dos Prazeres foi um dos fundadores da escola de samba que mais tarde chamou-se GRES Portela, primeira vencedora num concurso entre escolas em 1929, com sua composição Não Adianta Chorar.
Foi um dos principais pintores do Brasil a retratar o universo do samba e todo o ambiente do carnaval, com as mulatas e passistas. Sua obra pode ser conceituada como arte naif, ou ingênua, caracterizada pela produção de autodidatas sem educação formal no campo das artes.
Carnaval nos Arcos da Lapa - 1964 - óleo sobre tela
Forro no Carnaval - óleo s. tela
Assista ao vídeos e aprecie sua música e obras
Nenhum comentário:
Postar um comentário