Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

28 de junho de 2013

Uma Hora e Mais Outra - Marina Rheingantz

 
Costela de Adão - Óleo sobre tela - 180 x 250 cm - 2013

A jovem pintora Marina Rheingantz apresenta a exposição Uma Hora e Mais Outra.

Uma Hora e Mais Outra
, individual cujo título cita Carlos Drummond de Andrade, reúne quinze telas da pintora. Alguns dos trabalhos foram realizados a partir de fotografias.

A artista plástica Marina Rheingantz, 26, aceitou o convite para pintar a óleo --mas sobre o papel, um mudança da habitual tela.

 
'Crossroads' - Marina Rheingantz

"A experiência foi muito boa. Pela primeira vez, fiz um retrato. No geral, gostei muito", conta Marina. Diferente do seu cotidiano, quando a pintura é produzida livremente em seu ateliê, a artista teve de lidar com o fato de ter uma pauta, um tema pré-definido, e também com o prazo de entrega dos trabalhos.

"No final, facilitou a questão da escolha/dúvida do que pintar. A única coisa que achei mais difícil foi o tempo. Geralmente, o meu trabalho é bem devagar, uma pintura pequena pode demorar uma tarde, ou um mês. Uma pintura grande pode demorar uma semana ou um ano. Não tenho um tempo para terminar. O trabalho vai acontecendo".
 
'Romã' - óleo sobre tela -  Marina Rheingantz

Marina estudou artes plásticas, mas decidiu-se pela pintura já no final da sua formação. Dividiu por dois anos um ateliê com um outro artista, e agora tem o seu próprio, em Perdizes, na zona oeste de São Paulo. Tem trabalhos em exposição na coletiva "Vistas a perder de vista", na Galeria Penteado, em Campinas (SP).

"Meu projeto atual é ir todos os dias para o ateliê, e trabalhar. E, projetos futuros, continuar trabalhando."

Serviço
 
Uma Hora e Mais Outra - Marina Rheingantz

Quando: Até 27/07 - De terça a sexta, 10h às 19h; sábado, até 18h
 
Onde: Galpão Fortes Vilaça - R. James Holland, 71, Barra Funda, SP. Tel.: (11) 3392 3942


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário