Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

10 de junho de 2013

Federico Uribe cria obras com restos de eletrônicos


Artista colombiano cria série com restos de eletrônicos

Conheça o trabalho de Federico Uribe


Na série
Conectado, o artista plástico colombiano Federico Uribe utilizou restos de partes eletrônicas como material de criação. Cabos, placas, fios, controles e tomadas tomam forma de personagens, animais e cenários - um retrato, cheio de cor, formas, e expressões de uma sociedade cada vez mais tecnológica, na qual orgânico e digital misturam-se.

Radicado em Miami, Urbire é conhecido por criar obras com referência à pop art, utilizando materiais do dia-a-dia. 


O artista Federico Uribe apresenta a sua nova série, onde usa cabos elétricos a/v e outros aparelhos eletrônicos. Uribe costuma trabalhar com materiais diferentes e não é de se espantar que as suas obras sempre chamem atenção.

O mais interessante desse trabalho talvez seja observar quais cabos se conectam aos outros e qual parte da obra se conecta a outra, gerando assim inúmeras possibilidades de interpretação do trabalho de Uribe.

Sobre o artista

Nascido em Bogotá, Colômbia, em 1962, Federico Uribe vive e trabalha em Miami. Suas obras tem um caráter híbrido que cria resistência à classificação. Uribe é um artista conceitual recorrendo à linguagem da arte pop através da utilização de objetos do cotidiano, mas com uma referência formal à história e tradição da arte clássica.

Uribe estudou arte na Universidade de Los Andes em Bogotá, em 1988 partiu para Nova York para estudar para mestre-de-belas-artes, sob a supervisão de Luis Camnitzer. Foi o início de uma jornada de anos de estudos e trabalhos em Cuba, México, Rússia, Inglaterra e Miami.

Começou como um pintor de telas sensuais e taciturno influenciados por suas reflexões escuras no sentido católico de dor, culpa e sexualidade.

Algumas de suas obras



















Nenhum comentário:

Postar um comentário