Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

4 de junho de 2013

O Agora, O Antes no MAC-USP



A Negra - 1923 - Tarsila do Amaral

MAC-USP supera limitações na mostra O Agora, O Antes

A exposição apresenta uma revisão crítica dos gêneros tradicionais da arte (alegoria, retrato, paisagem e natureza-morta) e toma como partido a convivência em um mesmo espaço de objetos ou registros de ações originados em tempos e lugares distintos. “Tal opção confere novos significados para as obras do acervo, na medida em que toda obra de arte ganha novas possibilidades de interpretação a partir do espaço que compartilha com outra”, avalia Tadeu Chiarelli, diretor do MAC-USP e curador da mostra.

Entre as 85 obras da mostra estão grandes nomes do acervo como Amedeo Modigliani, Tarsila do Amaral, Henri Matisse, Giorgio De Chirico e Anita Malfatti, por exemplo, ao lado de obras de jovens artistas, como Thiago Honório, Fernando Piola, Marina Saleme, Rommulo Vieira Conceição e Júnior Suci, entre outros. Tal convivência provoca diálogos inusitados que levam a um questionamento das certezas instituídas no mundo da arte. “Perturbar e ressignificar verdades consagradas são as funções de uma universidade preocupada com o devir do conhecimento; são as funções de um museu de arte contemporânea”, completa Chiarelli.


Figuras - 1945 - Pablo Picasso

Essa exposição, junto com Di Humanista, inaugurada na mesma data, dá continuidade ao processo de implantação do Museu naquele espaço, iniciado em janeiro de 2012, e que no estágio atual já comporta sete exposições. 

Serviço:

O Agora, O Antes

Onde: MAC-USP Nova Sede - Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 - S.P.- Tel. (11) 5573-9932

Quando: Até 27/10 - de terça-feira a domingo, das 10h às 18h - fechado às segundas-feiras

Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário