Imagem da exposição 'Seis Séculos da Pintura Chinesa'
A Pinacoteca apresenta a exposição “Seis séculos de pintura chinesa – Coleção do Musée Cernuschi, Paris”.
Exibida pela primeira vez no Brasil, a mostra reúne 120 pinturas realizadas por importantes artistas da China Imperial e Republicana, bem como artistas chineses que depois dos anos 1930 foram para o Ocidente e escolheram Paris como lugar de formação.
Fundado em 1898, o Musée Cernuschi é um dos mais antigos e importantes museus de arte asiática na França, cujo acervo foi constituído a partir de obras adquiridas pelo economista Henri Cernuschi (1821-1896). Esta é a primeira vez que a Coleção é apresentada no Brasil e constitui-se numa oportunidade única de conhecer a história da pintura na China, os estilos e as tradições que se articularam ao longo dos séculos, assim como seus desdobramentos no século XX.
Como parte da exposição, o curador da mostra Eric Lefebvre participou de uma palestra no auditório da Pinacoteca onde contou a história do Musée Cernuschi e o processo de formação da coleção. A mostra ainda conta com um catálogo digital com reprodução das obras, textos historiográficos sobre a coleção, cronologia e a documentação bibliográfica.
Árvore de bambu e rochedo, leque de Wen Boren
Na sala Dinastia Qing, (1644-1911), teremos paisagens de Xu Zhang (1694-1749), Gao Qipei (1672-1734), entre outros.
Seis séculos de pintura chinesa - Coleção do Musée Cernuschi, Paris
Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo - Praça da Luz, 2 - Luz - Centro - Fone - (11) 3324-1000
http://www.pinacoteca.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário