Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

26 de junho de 2013

'Seis Séculos da Pintura Chinesa' na Pinacoteca S.P.





Imagem da exposição 'Seis Séculos da Pintura Chinesa'

A Pinacoteca apresenta a exposição “Seis séculos de pintura chinesa – Coleção do Musée Cernuschi, Paris”.

Exibida pela primeira vez no Brasil, a mostra reúne 120 pinturas realizadas por importantes artistas da China Imperial e Republicana, bem como artistas chineses que depois dos anos 1930 foram para o Ocidente e escolheram Paris como lugar de formação.

Fundado em 1898, o Musée Cernuschi é um dos mais antigos e importantes museus de arte asiática na França, cujo acervo foi constituído a partir de obras adquiridas pelo economista Henri Cernuschi (1821-1896). Esta é a primeira vez que a Coleção é apresentada no Brasil e constitui-se numa oportunidade única de conhecer a história da pintura na China, os estilos e as tradições que se articularam ao longo dos séculos, assim como seus desdobramentos no século XX.

Como parte da exposição, o curador da mostra Eric Lefebvre participou de uma palestra no auditório da Pinacoteca onde contou a história do Musée Cernuschi e o processo de formação da coleção. A mostra ainda conta com um catálogo digital com reprodução das obras, textos historiográficos sobre a coleção, cronologia e  a documentação bibliográfica.
  
 
 
 
Convite “Seis séculos de pintura chinesa – Coleção do Musée Cernuschi, Paris”

A exposição está dividida cronologicamente em seis espaços. A sala Ming reúne trabalhos realizados durante a Dinastia Ming (1368-1644). Entre os destaques estão doze leques com desenhos e caligrafias realizadas por Wen Zhengming (1470-1559).
 


Árvore de bambu e rochedo, leque de Wen Boren

Na sala Dinastia Qing, (1644-1911), teremos paisagens de Xu Zhang (1694-1749), Gao Qipei (1672-1734), entre outros.

 


Tigre pendurado - tinta s. papel - Gao Qipei - Dinastia Qing.
 
A escola Epigrafia reúne trabalhos de Qi Baishi (1863-1957), DING Yanyong (1902-1978).
 

 
Lotus & Dragonfly - Qi Baishi
 
Nas últimas salas, Descobrindo o Oeste e Renascimento da Paisagem o público poderá conhecer trabalhos dos anos 1930, 1940 e 1950.
 
Completa a mostra o vídeo, O Renascimento de duas pinturas que narra a história e o processo de conservação da pintura chinesa. 
 
Serviço

Seis séculos de pintura chinesa - Coleção do Musée Cernuschi, Paris

Onde: Pinacoteca do Estado de São Paulo - Praça da Luz, 2 - Luz - Centro - Fone - (11) 3324-1000
 

Quando: Até 04/08 - Terças, quartas, sextas, sábados e domingos das 10:00 às 17:30h
Quintas das 10:00 às 21:30h 
 
Quanto: R$ 6,00

http://www.pinacoteca.org.br



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário