Uma escultura de uma mulher com as sacolas de compras vem sendo a peça que mais desperta a atenção do público na exposição "Ron Mueck", promovida pela Fundação Cartier, que se apresenta no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, após passar por Paris e Buenos Aires.
Além das sacolas, a mulher, vestida com um sobretudo, carrega um bebê. E, enquanto é observada pela criança, ela direciona seu olhar para outra direção. O rosto da personagem é expressivo, com rugas e olheiras que sinalizam cansaço.
São nove esculturas que contrastam pela discrepância na proporção de cada uma. Sentada, a idosa, em traje de banho e sob um guarda-sol, mede mais de dois metros de altura. O homem, deitado em seu colo, mantém dimensões semelhantes.
Mueck não justifica suas escolhas, nem fala sobre suas motivações na criação de cada peça. Seguindo o padrão de Paris e Buenos Aires, cada obra exposta no MAM tem uma ficha de identificação com informações básicas como título e ano de produção.
"Mueck não considera necessário contar a história da obra. Para ele, mais importante é o que o espectador sente ao ver a escultura", disse Charles Clarke, assistente do artista, que coordenou a montagem das peças no MAM. Mueck não veio ao Brasil.
Faz parte da exposição um documentário sobre o processo de produção do australiano, que mora em Londres.
Em seu estúdio, ele usa, por exemplo, materiais como fibra de vidro e silicone para reproduzir a textura da pele dos personagens. Mueck desenvolveu algumas técnicas no período em que trabalhou com a produção de efeitos especiais para a indústria do cinema nos anos 1980.
Na década seguinte, ele iniciou sua incursão na arte. Sua produção ao longo da carreira se resume a 40 esculturas, aproximadamente.
A serviço da Fundação Cartier, ela mantém contato direto com Mueck —a ponto de saber a história que levou à criação da escultura da mulher com as sacolas de compras.
"Ele viu esta cena quando andava pela rua e fez um desenho com a imagem da mãe sendo observada pelo bebê. Em outra ocasião, ele encontrou outra mulher na rua, na mesma situação. A partir daí decidiu criar uma obra para registrar aquele momento", contou Grazia.
RON MUECK
QUANDO: De terça a sexta, das 12h às 18h; sábado, domingo, e feriados, das 12h às 19h; até 1/6/2014
ONDE: MAM Rio - Av. Infante Dom Henrique, 85, tel. (21) 3883-5600
QUANTO: R$ 14
Assista ao vídeo com algumas de suas obras
Nenhum comentário:
Postar um comentário