Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

28 de março de 2014

O Hiper-realismo de Ron Mueck no Rio de Janeiro





Obras do artista australiano estão na América Latina pela primeira vez. No Brasil, elas serão expostas somente no Rio. 

Uma escultura de uma mulher com as sacolas de compras vem sendo a peça que mais desperta a atenção do público na exposição "Ron Mueck", promovida pela Fundação Cartier, que se apresenta no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, após passar por Paris e Buenos Aires.

Além das sacolas, a mulher, vestida com um sobretudo, carrega um bebê. E, enquanto é observada pela criança, ela direciona seu olhar para outra direção. O rosto da personagem é expressivo, com rugas e olheiras que sinalizam cansaço.


Mulher que traz o bebê dentro do sobretudo tem 113 centímetros de altura.
 
É o hiper-realismo das esculturas do artista australiano Ron Mueck que impressiona os visitantes —mais de 400 mil na primeira escala desta mostra, em Paris, no início do ano passado, e cerca de 170 mil em Buenos Aires.

São nove esculturas que contrastam pela discrepância na proporção de cada uma. Sentada, a idosa, em traje de banho e sob um guarda-sol, mede mais de dois metros de altura. O homem, deitado em seu colo, mantém dimensões semelhantes.



Mueck não justifica suas escolhas, nem fala sobre suas motivações na criação de cada peça. Seguindo o padrão de Paris e Buenos Aires, cada obra exposta no MAM tem uma ficha de identificação com informações básicas como título e ano de produção.

"Mueck não considera necessário contar a história da obra. Para ele, mais importante é o que o espectador sente ao ver a escultura", disse Charles Clarke, assistente do artista, que coordenou a montagem das peças no MAM. Mueck não veio ao Brasil.

Faz parte da exposição um documentário sobre o processo de produção do australiano, que mora em Londres.

Em seu estúdio, ele usa, por exemplo, materiais como fibra de vidro e silicone para reproduzir a textura da pele dos personagens. Mueck desenvolveu algumas técnicas no período em que trabalhou com a produção de efeitos especiais para a indústria do cinema nos anos 1980.

Na década seguinte, ele iniciou sua incursão na arte. Sua produção ao longo da carreira se resume a 40 esculturas, aproximadamente.



"Nove peças em uma exposição poderia ser considerado pouco. Mas, no caso de Mueck, representa quase um quarto da obra", disse Grazia Quaroni, curadora da mostra.

A serviço da Fundação Cartier, ela mantém contato direto com Mueck —a ponto de saber a história que levou à criação da escultura da mulher com as sacolas de compras.

"Ele viu esta cena quando andava pela rua e fez um desenho com a imagem da mãe sendo observada pelo bebê. Em outra ocasião, ele encontrou outra mulher na rua, na mesma situação. A partir daí decidiu criar uma obra para registrar aquele momento", contou Grazia.


Detalhe da escultura mulher com sacolas de compras

De acordo com a curadora, a mulher retratada não existe, de fato: "Mas a cena captada por ele faz parte do nosso cotidiano".
 
 
SERVIÇO

RON MUECK

QUANDO: De terça a sexta, das 12h às 18h; sábado, domingo, e feriados, das 12h às 19h; até 1/6/2014


ONDE: MAM Rio - Av. Infante Dom Henrique, 85, tel. (21) 3883-5600


QUANTO: R$ 14

Assista ao vídeo com algumas de suas obras
 
 
 

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