Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

12 de março de 2014

Exposição Street Art - Um Panorama Urbano



Artistas acostumados a produzir suas obras nas ruas ganham as paredes da Caixa Cultural. A mostra traz nomes que foram responsáveis por firmar esse tipo de arte e popularizar essa cultura.
 

 
Jef Aerosol: artista foi um dos pioneiros na França



Das ruas para o museu: peça do português Vhils

“Essa arte que nasceu nas ruas, e até a pouco tempo era marginalizada, se tornou a cultura pop de nossos tempos. Eu acho que ela vai marcar uma geração e foi isso que quisemos mostrar aqui”, exprime a curadora da mostra Leonor Viegas

Há mais de 40 anos artistas de diferentes cidades vem utilizando a rua como canal de expressão, oferecendo ao público obras que permitem redescobrir o espaço urbano por meio da arte.


A exposição Street Art - um Panorama Urbano, inédita no país, traz artistas representativos da Street Art da atualidade, com trabalhos do inglês Banksy, dos franceses Jef Aerosol e Rero, dos portugueses Vhils e MaisMenos, do brasileiro Nunca e da dupla italiana Sten Lex.



Sten Lex - Outdoor - Roma - 2013


Banksy

“Em comum todos esses artistas tem o trabalho que estão fazendo na rua, e esse foi o ponto de partida da seleção para essa exposição. Também tentei mostrar um pouco de algumas técnicas diferentes (estêncil, pôster, colagem, instalações) que todos eles utilizam”, conta a curadora da mostra, em entrevista.

Serviço:

Exposição Street Art - um Panorama Urbano

Quando: Até 20 de abril de 2014. De terça a Domingo das 9h às 19h.

Lançamento do catálogo: 15 de março de 2014, às 11h

Onde: Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 - Centro - São Paulo

Entrada Franca
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário