Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

3 de agosto de 2016

"O Terraço do Café na Place du Fórum, Arles à Noite" - Vincent van Gogh



"O Terraço do Café na Place du Fórum, Arles à Noite" - 1888 - óleo sobre tela - 81 X 65,5 cm - Vincent van Gogh - Kröller-Müller Museum.


"Terraço do Café à Noite", cujo nome completo é "O Terraço do Café na Place du Forum, Arles, à Noite", é uma das mais famosas obras do pintor holandês Vincent van Gogh. A tela foi finalizada em setembro de 1888, sete meses após a chegada do artista à cidade de Arles, no sul da França, vindo de Paris.

A obra que retrata a Praça do Fórum, em Arles, é uma cena noturna, pintada no local. Como o próprio pintor observou em uma carta dirigida à sua irmã Wilhemina, "embora se trate de uma paisagem noturna, caracteriza-se pelo uso de cores mais vivas". O artista tinha fascinação pelas noites provençais, cheias de estrelas, como podemos ver nesta e em outras obras por ele pintadas.



Detalhe do céu na obra "Terraço do Café à Noite".

Podem ser encontradas semelhanças, principalmente em relação à perspectiva e ao uso das cores, com a obra do artista francês Louis Anquetin, "Avenida, Clichy: Cinco Horas da Tarde", datada de 1887. Os dois artistas conviveram durante algum tempo em Paris, onde travaram amizade e influenciaram-se mutuamente no desenvolvimento de diferentes técnicas de pintura.



"Avenida, Clichy: Cinco Horas da Tarde" - 1887 - óleo sobre tela - 60 X 53 cm - Louis Anquetin.

"O Terraço do Café", costuma ser comparada com outras obras de Van Gogh que também retratam um céu bastante estrelado: "Noite Estrelada Sobre o Ródano", de1888 e "A Noite Estrelada", de 1889. O mesmo vale, também, para a obra "Retrato de Eugene Boch", de 1888.



"Noite Estrelada Sobre o Ródano"
- 1888 - óleo sobre tela - 72 X 92 cm - Vincent van Gogh - Museu D'Orsay.


"A Noite Estrelada"
- 1889 - óleo sobre tela - 74 X 92 cm - Vincent van Gogh - Museu de Arte Moderna de N Y - MoMA


"Retrato de Eugene Boch" - 1888 - óleo sobre tela - 60 X 45 cm - Vincent van Gogh - Museu D'Orsay.

Ainda hoje, o café representado na pintura de Van Gogh, pode ser encontrado no mesmo local, em Arles, sob o nome de “Café Van Gogh”. No início dos anos 90, sua fachada foi pintada em tons de verde e amarelo, aproximando-a da forma com que é vista no quadro.


"Café van Gogh" - 11 Place du Forum, 13200 - Arles, França

Depois de concluir a obra "O Terraço do Café na Place du Fórum, Arles à Noite", o artista escreveu ao seu irmão Theo: "Aqui está, um quadro noturno sem ter usado tinta preta, somente maravilhosos azuis, violetas e verdes".

Apaixonado pelas cores, Van Gogh aprendeu esta técnica com os impressionistas, mas, pintou as suas obras com cores mais vivas e superfícies vagarosamente trabalhadas.

"Com frequência penso que a noite é mais rica e viva em cores do que durante o dia". (Vincent Van Gogh)






















Nenhum comentário:

Postar um comentário