"Deux enfants menacés par un rossignol" (Duas crianças ameaçadas por um rouxinol) - óleo s madeira - Max Ernst - Acervo MoMA
Este trabalho, representa o manifesto do surrealismo, com a técnica de colagem, evocando objetos surrealistas. Transcendendo as categorias artísticas, apresenta-se como uma quimera (peixe). Este animal imaginário, um símbolo do movimento de sua natureza híbrida, é o tema de uma das obras-primas de Max Ernst.
O artista muitas vezes mistura a pintura com a literatura. Escrevendo em sua obra, registra questionamentos, trechos de sonhos e do seu diário. O pássaro voando é realmente uma ameaça? Por quê? Para quem?
Nesta obra Ernst elabora um confronto de perspectivas. A presença de objetos sólidos presos ao quadro (a maçaneta e o portão) refletem uma sutil interpretação de mundos diferentes.
O rouxinol, estranhamente, não aparenta ameaçar ninguém.
Em 1998 o "Centro Georges Pompidou" em Paris, apresentou uma exposição e lançou o livro "Max Ernst: Beyond Painting" (Max Ernst: além da pintura), uma compilação de escritos do artista.
O rouxinol foi a forma como a morte se manifestou pela primeira vez em sua vida. Na obra, o rouxinol vem até a cena. Ele aparenta ser pequeno e insignificante, mas, ao mesmo tempo, parece levar a crise às figuras da obra. Uma criança está ao chão sem movimentos, uma mulher perturbada parece correr da criança com uma faca sem sangue na mão. Ela olha desesperada para o rouxinol que se aproxima. Uma figura de terno e gravata, um homem que carrega uma criança. Perturbadoramente ele não possui traços faciais. Está escapando da cena no topo de uma pequena casa. A criança não oferece resistência. Seria resgate ou sequestro? Ele se estende para alcançar um puxador preso à moldura do quadro. É uma simples maçaneta de porta. Isto poderia levá-lo para fora da pintura, mas não está na pintura, nem no quadro. Está fixado em ambos. Não poderia abrir logicamente para nenhum dos dois lados. Seria a transformação de uma maçaneta de porta em um indefinível desejo?
O Surrealismo foi um movimento iniciado nos anos de 1920 na literatura e artes plásticas. Reunia artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo, que, por sua vez, foi a pintura de critica social, onde os artistas aplicavam o principio do ilogismo, da irracionalidade e da casualidade na criação artística. Já o surrealismo foi fortemente influenciado pelos descobrimentos da psicanálise, criada por Sigmund Freud. Os artistas tinham deixado de acreditar na realidade visível e procuravam uma realidade universal, uma surrealidade, uma sobre realidade.
Conversa informal
No mês de junho passado, em um passeio ao MoMa NY, estive visitando a "Collection Galleries 1880s–1950s" (Coleção da Galeria ou Acervo da década de 1880 a 1950) localizada no quinto andar do prédio do museu. Em meio a muitas obras maravilhosas de artistas renomados, de repente me vi à frente dessa impressionante e grandiosa obra de Max Ernst "Deux enfants menacés par un rossignol". Fiquei por alguns segundos imobolizada pelo impacto que a obra causa em quem a vê. A composição, as cores, as imagens e colagens, o título escrito na madeira na parte inferior do quadro, tudo salta aos olhos! Uma obra pequena, 46cm X 33cm, mas muito intensa. Não podia imaginar que um dia eu fosse vê-la de perto. Indescritível!
A um ano atrás, para um estudo, fiz a representação dessa obra em aquarela, em formato de um cartão postal.
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