Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

10 de agosto de 2016

As aquarelas originais de 'O Pequeno Príncipe'



Aquarela ilustrativa do livro "O Pequeno Príncipe"


O único livro infantil de Antoine de Saint-Exupéryse se tornou uma das obras mais amadas de todos os tempos. O escritor deu vida à história em Nova York, em 1940, onde se instalou após a invasão nazista na França.

Em abril de 1943, logo após o livro ser publicado, Saint-Exupéry colocou os manuscritos e os desenhos de "O Pequeno Príncipe" em um saco de papel marrom e os entregou a sua amiga Silvia Hamilton. "Eu gostaria de lhe dar algo esplêndido", disse a ela, "mas isso é tudo o que tenho". Ele estava com 44 anos na época.



"O Pequeno Príncipe" foi publicado na França, terra natal do autor, dois anos após a sua morte. Nos Estados Unidos, onde foi publicado primeiro, o sucesso inicialmente foi apenas moderado. Em 1968, a "The Morgan Library", em Nova York, adquiriu os manuscritos. Agora, uma nova exposição explora o processo criativo de Saint-Exupéry por meio dos escritos que foram excluídos na primeira versão, o original tem quase o dobro do tamanho livro inicialmnente publicado.




A primeira ilustração original da famosa obra, foi leiloada em Paris, pela casa de leilão Artcurial. O desenho utilizado para ilustrar a edição original foi estimado entre 400 mil e 500 mil euros. Feito em aquarela, medindo 21,2 X 23,9 cm, leva a assinatura de Saint-Exupéry e está reproduzido na página 17 da publicação original em 1943.

A aquarela representa o personagem do astrônomo turco que descobre o asteroide "B 612", o planeta do Pequeno Príncipe, apontando com o dedo para uma série de fórmulas matemáticas.




No texto correspondente a aquarela o narrador diz ao Pequeno Príncipe:

“Durante a noite, não o vi sair andando. Fugira em silêncio. Quando consegui alcançá-lo, ele andava com decisão, com passadas rápidas. Disse-me apenas:


- Ah! Está aí…

E me deu a mão. Mas ainda estava preocupado:

- Fez mal. Você vai sofrer. Vou parecer morto e não será verdade…

Eu me calava".



“Esta aquarela mostra uma imagem icônica do jovem herói. Ele escapa para a noite em silêncio e caminha sozinho nas dunas com seu lenço soprando ao vento. Ele irá desaparecer em breve e a atmosfera é tensa.” disse Guillaume Romaneix, que dirige o departamento de livros e manuscritos da Artcurial.




O livro foi publicado em 1943 na cidade de Nova York, onde o manuscrito e outros desenhos originais da obra ainda são conservados, na biblioteca Morgan. O escritor e piloto faleceu em 1944 sob circunstâncias que até hoje não foram esclarecidas.

Alguns desenhos que serviram para produzir a primeira edição foram levados à França por sua viúva Consuelo, nascida em El Salvador.


Assista o trailer do filme "O Pequeno Príncipe"












Nenhum comentário:

Postar um comentário