Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

14 de maio de 2014

SKY ART POR THOMAS LAMADIEU



SKY ART POR THOMAS LAMADIEU 


Você, andando pelas ruas de alguma metrópole, já olhou para o alto e percebeu pequenos espaços de céu, presos entre os edifícios? No meio de grandes centros urbanos, a quantidade de prédios é tão grande, que é difícil conseguirmos enxergar qualquer pedaço azul e branco do céu. Pois o artista francês Thomas Lamadieu observou esse cenário e a partir daí resolveu criar os desenhos que você verá a seguir.

Thomas intitula sua obra como “Sky Art”: ele fotografa um pedaço do céu, edita a fotografia para deixar a imagem rodeada de arquitetura, depois deixa a imaginação fluir e começa a desenhar personagens os encaixando no espaço. O resultado é bem divertido e demonstra o quanto a imaginação é importante para o ser humano. Como dizia Einstein, “a imaginação é mais importante que o conhecimento”.



Para qualquer um que tenha vivido ou visitado um pátio estreito envolto em edifícios que, por vezes, pode ser um espaço claustrofóbico com o céu limitado em todas as direções, mas as lacunas geométricas estranhas formadas pela arquitetura envolvente são muitas vezes divertidas para fotografar. Por exemplo, a diretora de arte Lisa Rienermann tornou-se famosa por seu premiado alfabeto formado a partir de letras manchadas no espaço entre os prédios. No entanto o artista francês Thomas Lamadieu usou os constrangimentos como inspiração para sua série de ilustrações imaginativa. Seria divertido ver diferentes artistas interpretando no mesmo lugar.
 

 
 


 


 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário