Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

2 de abril de 2014

Natividade Mística de Sandro Botticelli



Detalhe da obra

A Natividade Mística (1500-1501) é uma pintura do grande mestre renascentista italiano Sandro Botticelli, exposto na Galeria Nacional de Londres.

Botticelli construiu a imagem usando a pintura de óleo sobre tela. É sua única obra assinada e tem uma iconografia muito pouco comum para a Natividade.

A inscrição em grego no topo tem a seguinte tradução: (mantida a imprecisão da fonte)


"Esta imagem, no final do ano de 1500, nos problemas da Itália, eu Alessandro [verdadeiro nome de Botticelli], meia hora depois do tempo, pintei, de acordo com o décimo primeiro [capítulo] de São João, segundo do Apocalipse, durante o lançamento do diabo para três anos e meio, então ele ai será obrigado no [capítulo] XII e veremos [ele enterrado] como na imagem."

Na verdade, não vemos isso. Há quatro demônios menores que foram paralisados ​​com lanças; essas referências de Botticelli para o Livro do Apocalipse estão incorretas. Mas o sentido geral da inscrição é clara, e somos levados a perguntar por que o pintor da Primavera e O Nascimento de Vênus encontra-se nesse estado de espírito apocalíptico?
 

Primavera - 1478 
 
Sandro Botticelli, acreditava estar vivendo durante a Tribulação, possivelmente devido às transformações na Europa na época, e devido à previsão do Milênio de Cristo, tal como indicado no texto bíblico.


O Nascimento de Vênus - 1483 - têmpera s. tela - Galleria degli Uffizi - Florença

Tem sido sugerido que a pintura pode estar ligada a Savonarola, cuja influência aparece numa série de pinturas finais de Botticelli, embora o conteúdo da imagem possa ter sido pedido especificamente pela pessoa que a encomendou. A pintura utiliza a convenção medieval mostrando a Virgem Maria e o Menino Jesus maiores do que outras figuras à sua volta, o que certamente foi feito deliberadamente para o efeito.


Natividade Mística - 1500/1501 - óleo s canvas - 108,5 X 75 cm - National Gallery

Características da Obra

A pintura é sobre tela - normalmente Botticelli teria usado o painel de madeira - talvez por ser uma pintura com uma mensagem perigosa, a lona tinha a vantagem que poderia ser enrolada e escondida. Com a sua tela preparada esboçou um projeto detalhado sobre o papel, só depois transferido para a tela. Baseou-se em várias fontes - a dança dos anjos lembram as suas três graças da "Primavera", o diabo foi inspirado numa gravura alemã.

Raios-X mostram que muito pouco do projeto original foi alterado - só as asas de um anjo foram ajustadas e as árvores acrescentadas sobre o telhado do estábulo. Para criar a abóbada celeste, Botticelli embarcou nas práticas de ourives que tinha aprendido enquanto criança. "O simbolismo do ouro tem a ver com a natureza, imutável imaculado do céu - o ouro não deteriora, não escurece, Botticelli teria usado uma camada adesiva feita de óleo misturado com resina. - Não polido, o ouro só deu uma ajuda para tapar as irregularidades da superfície da tela. Fé, Esperança e Caridade, (os três anjos vestidos de branco, verde e vermelho) – foram escurecendo com o tempo transformando-se aos poucos em bronze. Originalmente teria sido vibrante".

Destino do Quadro

Botticelli morreu em 1510. A Natividade Mística permaneceu escondida por mais de três séculos. Roma no final do século XVIII, era muito diferente da Florença renascentista - exceto pela presença dos invasores franceses. Muitos estrangeiros saíram de
Itália, mas não um jovem inglês, William Ottley. Era um amante da arte, e rico, com uma plantação e escravos nas Caraíbas. Ele comprou muitas pinturas a um preço baixo. Na Villa Aldobrandini viu uma obra pequena, desconhecida, a Natividade Mística de Botticelli. Botticelli era, a essa altura, muito desconhecido.

Ao chegar a
Londres, a casa de Ottley tornou-se um museu privado de obras de arte italiana. Após a morte de William Ottley, Fuller-Maitland de Stansted comprou a pintura num leilão por $80. Quando a emprestou para uma Exibição de Arte em Manchester, em 1857, a pintura esteve pela primeira vez em exposição publica.

"A partir do momento em que a arte de Botticelli é mostrada ao publico em Manchester, houve uma grande mudança de opinião sobre o seu trabalho. Entre 1870 e finais de 1890, Botticelli torna-se uma figura de culto, alguém que todos os artistas da época diziam estar na linha da frente da arte que o mundo aspirava ser ideal.
Dante Gabriel Rossetti, Edward Burne-Jones adaptaram elementos de Botticelli para o seu próprio trabalho. Burne-Jones copiou algumas ilustrações de Botticelli na "Divina Comédia" de Dante para os seus próprios livros. Rossetti demonstrou a sua afeição ao trabalho de Botticelli ao comprar o auto retrato de "Esmeralda Badinelli"  em 1867."
 

A exploração de Dante do mundo espiritual mostrado em um exemplar da Divina Comédia: ao lado da entrada para o inferno, os sete terraços do Monte Purgatório e a cidade de Florença, com as esferas do Céu acima. Afresco de Michelino.

John Ruskin ajudou a dar à pintura o nome pela qual hoje é conhecida, depois de vê-la em Londres, ele se referiu a um "simbolismo místico" de Botticelli. Quando Maitland morreu, a National Gallery de Londres entrou no jogo pelo quadro. De acordo com Nicholas Penny, a Galeria "estava interessada em comprar obras da Renascença -. Anteriormente tinha como a sua principal prioridade, comprar obras que não tinham controvérsia e sobretudo porque havia um elemento de excitação de vanguarda sobre a compra de imagens como esta no século XIX." A galeria teve que pagar $1.500, sendo quase 20 vezes mais cara se a tivesse comprado 30 anos mais cedo.

Natividade não é uma daquelas obras que podem ser apreciadas através dos olhos apenas. Trata-se, no melhor sentido, de um retrato literário para ser lido e decifrado lentamente à luz de tudo o que podemos saber sobre o pintor e sua época.

Assista ao vídeo que mostra algumas das obras de Sandro Botticelli







 


 

 

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