A Natividade Mística (1500-1501) é uma pintura do grande mestre renascentista italiano Sandro Botticelli, exposto na Galeria Nacional de Londres.
Botticelli construiu a imagem usando a pintura de óleo sobre tela. É sua única obra assinada e tem uma iconografia muito pouco comum para a Natividade.
A inscrição em grego no topo tem a seguinte tradução: (mantida a imprecisão da fonte)
"Esta imagem, no final do ano de 1500, nos problemas da Itália, eu Alessandro [verdadeiro nome de Botticelli], meia hora depois do tempo, pintei, de acordo com o décimo primeiro [capítulo] de São João, segundo do Apocalipse, durante o lançamento do diabo para três anos e meio, então ele ai será obrigado no [capítulo] XII e veremos [ele enterrado] como na imagem."
Na verdade, não vemos isso. Há quatro demônios menores que foram paralisados com lanças; essas referências de Botticelli para o Livro do Apocalipse estão incorretas. Mas o sentido geral da inscrição é clara, e somos levados a perguntar por que o pintor da Primavera e O Nascimento de Vênus encontra-se nesse estado de espírito apocalíptico?
Natividade Mística - 1500/1501 - óleo s canvas - 108,5 X 75 cm - National Gallery
A pintura é sobre tela - normalmente Botticelli teria usado o painel de madeira - talvez por ser uma pintura com uma mensagem perigosa, a lona tinha a vantagem que poderia ser enrolada e escondida. Com a sua tela preparada esboçou um projeto detalhado sobre o papel, só depois transferido para a tela. Baseou-se em várias fontes - a dança dos anjos lembram as suas três graças da "Primavera", o diabo foi inspirado numa gravura alemã.
Botticelli morreu em 1510. A Natividade Mística permaneceu escondida por mais de três séculos. Roma no final do século XVIII, era muito diferente da Florença renascentista - exceto pela presença dos invasores franceses. Muitos estrangeiros saíram de Itália, mas não um jovem inglês, William Ottley. Era um amante da arte, e rico, com uma plantação e escravos nas Caraíbas. Ele comprou muitas pinturas a um preço baixo. Na Villa Aldobrandini viu uma obra pequena, desconhecida, a Natividade Mística de Botticelli. Botticelli era, a essa altura, muito desconhecido.
Ao chegar a Londres, a casa de Ottley tornou-se um museu privado de obras de arte italiana. Após a morte de William Ottley, Fuller-Maitland de Stansted comprou a pintura num leilão por $80. Quando a emprestou para uma Exibição de Arte em Manchester, em 1857, a pintura esteve pela primeira vez em exposição publica.
"A partir do momento em que a arte de Botticelli é mostrada ao publico em Manchester, houve uma grande mudança de opinião sobre o seu trabalho. Entre 1870 e finais de 1890, Botticelli torna-se uma figura de culto, alguém que todos os artistas da época diziam estar na linha da frente da arte que o mundo aspirava ser ideal. Dante Gabriel Rossetti, Edward Burne-Jones adaptaram elementos de Botticelli para o seu próprio trabalho. Burne-Jones copiou algumas ilustrações de Botticelli na "Divina Comédia" de Dante para os seus próprios livros. Rossetti demonstrou a sua afeição ao trabalho de Botticelli ao comprar o auto retrato de "Esmeralda Badinelli" em 1867."
Natividade não é uma daquelas obras que podem ser apreciadas através dos olhos apenas. Trata-se, no melhor sentido, de um retrato literário para ser lido e decifrado lentamente à luz de tudo o que podemos saber sobre o pintor e sua época.
Assista ao vídeo que mostra algumas das obras de Sandro Botticelli
gostei ficou bem resumido :)
ResponderExcluir