Todorov propõe um roteiro para a compreensão da obra de Goya
O pintor espanhol era um dos artistas favoritos da corte e produzia pinturas com temas bíblicos para a Igreja. Em 1792, ficou acamado por várias semanas. A doença o deixou totalmente surdo. Ao se recuperar, passou a representar temas que escapavam do convencional, como a série "Caprichos e Desastres da Guerra".
Três de Maio, uma das obras mais importantes do pintor espanhol, presente no acervo do Museu do Prado.
Todorov é professor e pesquisador do Centro de Pesquisa das Artes e da Linguagem e do Centro de Linguagem da Escola de Altos Estudos Sociais. Ele também lecionou em universidades dos EUA, como Yale, Harvard, Columbia e Califórnia-Berkeley.
"Literatura e Significação", sua tese de doutorado de 1967, foi orientada por Roland Barthes. Radicado desde os anos 1960 em Paris, adquiriu cidadania francesa em 1973. O acadêmico recebeu o prêmio Príncipe de Astúrias de Ciências Sociais em 2008.
Entre outros títulos, ele assina "Os Inimigos Íntimos da Democracia", "Análise Estrutural da Narrativa", "O Homem Desenraizado", "A Gramática do Decameron", "A Conquista da América", "Dicionário Enciclopédico das Ciências da Linguagem", "Poética da Prosa", "A Literatura em Perigo" e "O Medo dos Bárbaros".
Com tradução de Joana Angélica d'Avila Melo, "Goya à Sombra das Luzes" chega ao Brasil pela editora Companhia das Letras.
SERVIÇO
LIVRO: "GOYA À SOMBRA DAS LUZES"
EDITORA: Companhia das Letras
QUANTO: R$ 39,90 (preço promocional*)
* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário