Sobre as Sombras na Aquarela

Tudo começou com as nuvens.

A ideia surgiu da necessidade de mostrar a evolução de uma pesquisa feita sobre monocromia através da técnica da aquarela e colagem.

Foi à partir do meu olhar nas nuvens que surgiu o "momento sombras na aquarela". Após a escolha do suporte, as imagens começaram a brotar em minha mente de forma aleatória, de modo claro e objetivo, facilitando o desenvolvimento do trabalho. O fundo branco do papel, muitas vezes em destaque, realça as nuances e sobreposições das camadas, contrastando tons claros e escuros, assim como a luminosidade, algumas vezes oscilante, mais ou menos intensa, que brinca, sugerindo formas, movimentos e até mesmo sensações, destacando as características da aquarela aliada à colagem.

As inúmeras possibilidades que o tema oferece, associadas à técnica, tráz como resultado a simplicidade da proposta que, destacando a cor pura, em contraste com o papel, evidencia um grande prazer em criar.

Aline Hannun

20 de maio de 2013

Paço das Artes apresenta "Still em movimento"


The blood of Heloise (2005), trabalho de Elena del Rivero; a obra faz parte da exposição Still em movimento: lição de pintura 
 
Exposição no Paço das Artes dá uma aula de história da arte a partir do encontro entre a pintura, o cinema e as mídias digitais
 

STILL EM MOVIMENTO: LIÇÃO DE PINTURA

Com curadoria de Berta Sichel, Still em Movimento: Lição de Pintura volta a afirmar a pintura como uma técnica em movimento, que migra do suporte tradicional do quadro de tecido para a projeção de vídeo.


PERFORMANCE Tela de Velázquez é ficcionalizada em fotografia de Elena del Rivero

A exposição tem como mote a simultaneidade e o cruzamento entre arte e tecnologia. Na obra de dez artistas de várias gerações e nacionalidades, as técnicas de animação, composição digital e ficção são utilizadas para dar nova vida a obras clássicas da história da arte – do renascimento à arte moderna.

Com uma abrangência de quatro séculos, a curadoria de Berta Sichel realiza uma aula de história da pintura através da produção audiovisual contemporânea. A mais antiga obra revisitada é Les Sept Péches Capitaux, pintada em 1558 pelo artista flamengo Pieter Brueghel e traduzida em um delicado desenho animado pelo artista belga Antoine Roegiers. Depois, saltamos para Las Hilanderas (1657), de Velázquez, que ganha reencenação fotográfica da espanhola Elena del Rivero. Velázquez também está na programação digital Topologies (2010), de David Quayola, que utiliza tecnologia de ponta para transformar o clássico Las Meninas (1656) em uma programação de fractais.


FRACTAL
Clássico Las Meninas ganha programação digital de David Quayola

O impressionismo está representado no trabalho da artista suíça Anne Saucer-Hall, que produziu uma livre interpretação da pintura O Balcão (1869), de Manet, introduzindo ação à cena originalmente estática. Nesse exercício de imaginação, a artista realiza uma das mais belas obras em exposição. Outra obra referencial é O Grande Vidro, de Marcel Duchamp, transformada em animação digital pelo basco Txuspo Poyo.

Escapa ao modelo de reencenação histórica a videoinstalação Spit Paintings (2010), do austríaco Peter Weibel. Mas a lição continua: sua pintura feita de cuspe não é a releitura de uma tela específica, mas da atitude escatológica da arte conceitual e performática do expressionismo abstrato.


SERVIÇO

Still em Movimento: Lição de Pintura
 
Quando: Até 23 de junho de terça-feira a sexta-feira, das 11h30 às 19h. Sábados e domingos, das 12h30 às 17h30.

Onde: Paço das Artes - Av. da Universidade, 1 - Cidade Universitária. Tel (11) 3811-4832
 
Entrada gratuita
 

 
 
 
 
 

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