O artista plástico uruguaio Urbano Pérez apresentou em Americando Ramos Generales uma exposição de quadros onde utilizou vinho tannat aplicando a técnica da aquarela. A exposição conta com o patrocínio do Instituto Nacional de Vitivinicultura.
"É aquavinho não aquarela, porque a aquarela é água" diz Urbano Pérez, que tem inovado na técnica da pintura com o desenvolvimento da aplicação do tannat como elemento líquido para seus retratos.
Bodegas del Uruguay esteve na inauguração da exposição Aquarelas ao Tannat que, com o patrocínio do INAVI, no Espaço Cultural da Galería Americando. Com a presença de diversos colaboradores do Instituto, e qualificados representantes da mídia e imprensa especializada, foi aberta ao público, a exposição dos primeiros quadros pintados com a variedade característica da vitivinicultura uruguaia, o tannat.
Pensando nos turistas estrangeiros que provam o tannat em sua visita ao Uruguai, mas que por diversas razões tenham alguma dificuldade em levar como lembrança umas garrafas do vinho, agora podem comprar uma pintura feita com tannat. Para isso nos refere Ricardo Tornesi, colaborador do INAVI, "estamos fazendo um carimbo no qual INAVI autentica o nome do pintor e que a aquarela está feita com tannat, ou seja, lhe dá um certificado de garantia de que é o que está adquirindo".
Americando Ramos Generales é uma requintada casa boutique com várias salas situada no coração de Punta Carretas, na frente da qual está Mario Correa, quem nos refere que esta exposição "surge no âmbito de um programa que vem sendo desenvolvido por Americando para vincular o que é o fomento da arte e a cultura com a produção. Estamos relacionando as duas partes, por um lado tudo o que tem a ver com a arte e a tradição uruguaia e por outro um tema da produção como é o tannat, um vinho típico uruguaio. Através desta magnífica interpretação que é feita por Urbano Pérez chegamos a juntar a produção com a arte".
ResponderExcluirMuito interessante a técnica. Adorei as cores. Depois de visitar as vinícolas,no Chile, recentemente,essas obras me despertaram sensações muito boas.